A culturada gare

3389 palavras 14 páginas
A Cultura da Gare

Trabalho realizado por: Adriana Correia, nº2045, 3º C

A Arte Nova
O Movimento Arts and Crafts nasce em Inglaterra em 1860, como reacção contra a influência da industrialização na arte, tentando que existisse uma separação total entre elas e que a criação artística e a execução técnica permanecessem ligadas.
Teve como mentores John Ruskin (1819-1900) e William Morris
(1834-1896), que lutaram por uma arte pura, assente na criação e na conceção individual, na originalidade e no bom gosto, e cujos princípios gerais deveriam ser aplicados a todas as modalidades artísticas. Para que isto acontecesse os artistas deveriam rejeitar os processos industriais e os seus materiais, regressando ao processo criativo da Idade Média, ao uso de materiais naturais e ao fabrico de peças únicas e originais, pelo método artesanal, seguindo o exemplo do folclore e tradições populares de cada país.

A Arte Nova
 Tempo: 1880-1910 - Bélle Époque (Período em que as

sociedades europeias viveram uma época mais feliz: paz, estabilidade política, progresso técnico e económico.)
 Abrangeu diferentes escolas regionais e diferentes designações: Modern Style (Inglaterra)
Art Nouveau (França e Bélgica)
Jugendstile (Alemanha)
Sezession (Áustria)
Liberty e Floreale (Itália)
Modernismo (Espanha)

A Arte Nova
 Princípios comuns:

- Inovação formal: Recorreu à originalidade e criatividade e rejeitou os estilos académicos, históricos e revivalistas da sua época. As novas formas inspiraram-se na Natureza e no Homem, com preferência para os movimentos sinuosos e encadeados para marcar a expressividade, através de linhas e formas estilizadas, sintetizadas e geometrizadas.
- Adesão ao progresso: Seguiu o progresso do seu tempo através do recurso às novas técnicas e materiais que usava quer na estrutura, quer na decoração, sem disfarces, aliando a sua resistência e eficácia, à sua maleabilidade e sentido plástico.
- Adoção de uma nova

Relacionados