A Cultura e Identidade Surdas

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Ciências Humanas
Libras








Cultura e Identidade Surda












Laila Ferreira Xavier
Marcos Luan Miranda Freitas







Belo Horizonte, 05 de maio de 15.

Surdez, linguagem e cultura
José Geraldo Silveira Bueno
Esse artigo apresenta 3 perspectivas da surdez: cultural, histórica e a relação surdez-normalidade. Nessa linha depensamento, o autor nos mostra como a surdez influencia no modo de vida das pessoas portadoras dessa característica. A cultura, por exemplo, já não é uma questão restrita à etnia, à nação ou à nacionalidade. Pessoas surdas precisam se adaptar à sociedade também, mas fazem isso à maneira delas, por meio de gestos e sinais, o que as colocam numa cultura diferente dos ouvintes, “consubstanciada porcomportamentos, valores, atitudes, estilos cognitivos e práticas sociais diferentes da cultura ouvinte” (Bueno, 1998).
Segundo o autor, a história da educação dos surdos foi feita a partir da cultura majoritária, dos ouvintes. Isso dificultou muito o aprendizado e desenvolvimento das crianças que não escutam, afinal elas eram educadas da mesma forma das que ouviam. A questão da língua de sinais foium outro obstáculo a se vencer, muitas escolas e pais não aceitavam esse tipo de comunicação gestual, o que deveria ter sido desde o começo uma ferramenta facilitadora para os surdos tornou-se um motivo de “luta” para essas pessoas.
A relação surdez-normalidade é colocada pelo autor de forma a discutir se os surdos são deficientes ou não. “Todas as evidências científicas, sociais e culturaisindicam que é.” (Bueno, 1998), mas ele contrapõem esse fato com a exclusão ou maneira de enxergar e tratar essas pessoas.
Diferentes identidades surdas
Gladis Perlin
Nesse texto, o autor separa os tipos de surdez em sete identidades. Além de separar cada tipo de pessoa que não tem habilidade de escutar, ele coloca características físicas, psíquicas e culturais dessas pessoas. Por exemplo, os surdosque enxergam utilizam a linguagem de sinais, há ainda os surdos consequentes da velhice que se identificam muito com as identidades surdas.
Para o autor, cada identidade há uma realidade diferente, há crianças que nasceram surdas, há outras que pertencem à uma família com muitos casos de surdez, há os que não aceitam essa característica e se colocam inferiores aos outros membros da sociedade.Sendo assim, na construção dessas identidades leva-se sempre em conta a identidade cultural de cada indivíduo, colocando isso como um ponto inicial para o reconhecimento das demais identidades.
A Cultura e Identidade Surdas: Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas.
Os surdos historicamente são caracterizados por serem um grupo de menor valor social em relação ao restante, por causa de sua limitaçãona comunicação. Não possuir a linguagem oral e utilizar os gestos para comunicação fez com que ouvintes internamente fossem considerados humanos superiores, e os surdos os subumanos só por não possuírem todas as características que os igualam: a fala. Devido a isso surgem os direitos a igualdade, a luta política por normas, de cultura e identidade surda pelo o mundo. Essa luta garante a oafastamento do estigma da anormalidade e uma maior inserção das minorias na sociedade.
A identidade surda ela surge a partir do contato de um surdo com outro surdo, o indivíduo possuindo o domínio da língua de sinais, faz com que ele automaticamente constitua uma identidade surda, já que ele não é ouvinte. Construindo assim mais interação e compressão entre eles. O autor apresenta uma crítica a essaafirmativa feita pelos os historiadores pois ao momento em que você credita somente a língua, como definidora de uma identidade social, faz com que o grupo tenha significância somente quando se comunica. Não existe uma identidade exclusiva e única como a identidade surda, pois as outras são construídas por papeis sociais diferentes, e a pessoa se adequa a qual lhe for mais conveniente, diferente do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Significado De Cultura Surda Identidade Surda
  • cultura e identidade surda no Brasil
  • Cultura e Identidade Surda
  • Cultura e Identidade Surda
  • Identidade e Cultura Surda
  • Cultura surda e identidade
  • Identidade e Cultura Surda
  • identidade e cultura surda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!