A cultura romana na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura Romana na Antiguidade

Introdução

Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século VIII a.C..
Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o marMediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o império foi dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a serreferida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.
A civilização romana é tipicamente inserida no grupo "Antiguidade Clássica", juntamente com a Grécia Antiga que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no Mundo Ocidental devárias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

Literatura

A Antigüidade é um dos períodos da História humana de intensa produção artística e literária (cultural, enfim). Um período em que o homem cria o que há de mais belo e de melhor em prol de simesmo, a ponto dessas obras serem apreciadas até hoje. Na Ciência, na Política, na Literatura, nas Artes, etc. As obras da Antigüidade servem de parâmetros às produções atuais em todos os campos do conhecimento humano.
A Literatura, na Antigüidade, é tida como meio de expressão dos desejos coletivos, mas a sua função principal, sem dúvida, é servir de MEIO DE EXPRESSÃO DE CULTO AOS DEUSES queservem à humanidade na época. Os MITOS - fábulas que relatam a história de deuses, semideuses, entidades e heróis diversos da Antigüidade pagã - são prova disso, pois constituem a grande quantidade da produção literária desse período da História. Na verdade, os deuses mitológicos greco-romanos estão presentes na maioria das obras artísticas e literárias da época e o culto a esses deuses acaba gerandoaté certos gêneros literários.











Religião

A religião romana abrangia o culto familiar e o culto público. A Família romana cultuava seus antepassados.
Os deuses protetores da família eram chamados, lares. Todos os bens da família e todos os alimentos estavam sob a guarda de deuses especiais, os Penates.
Esses deuses eram cultuados pela Peter, junto à lareira,onde o fogo sagrado da família permanecia sempre aceso. Durante as refeições espalhavam-se alimentos perto do fogo para a proteção das divindades. Nos túmulos dos mortos eram colocados alimentos para pacificar os deuses Manes e atrair sua proteção. Os romanos eram politeístas, acreditando numa multidão de deuses. Os deuses romanos são emprestados dos gregos, sendo o principal Júpiter, senhor dosdeuses.
Havia muitas divindades: Juno , deusa da família; Marte , deus da guerra; Vênus, deusa da beleza; Baco, deus do vinho; Minerva, deusa da sabedoria; Vesta , deusa do Estado e outras mais.

Cristianismo

Jesus nasceu em Belém, no reinado de Augusto, sendo morto no reinado de Tibério. A doutrina cristã alicerça-se na simplicidade, no desapego aos bens materiais, no perdão às ofensas e noamor ao próximo.
Os principais escritos da etapa inicial foram os evangelhos (do grego: "boa nova") de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Os evangelhos foram complementados com outros escritos: os atos dos Apóstolos, as Epístolas (14 de São Paulo, 2 de São Pedro, 3 de São João, 1 de São Tiago e 1 de São Judas) e o apocalipse (de autoria de São João). Esses escritos formam a 2º parte da...
tracking img