“A cultura organizacional está para a organização como a personalidade está para o indivíduo”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLITAM A FRASE:

“A Cultura Organizacional está para a Organização como a personalidade está para o indivíduo”.

Fonte: BILHIM, João Abreu de Faria, Gestão Estratégica de Recursos Humanos,3ªed., Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 2007.

QUESTÃO

Reflitam sobre a frase acima correlacionando com os conceitos de cultura geral e cultura organizacional.

Acultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientadospelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.

Essa mesma cultura pode aparecer nas organizações de duas formas distintas. Comoum subsistema que se liga à estrutura, à estratégia, sistemas políticos e técnicos, ou ainda como uma superestrutura que determina todos os demais componentes. Alguns dos componentes da cultura são deorigem histórica, do ambiente e território em que ela se situa, de crenças e pressupostos(mitos,ideologias, etc.), de regras, nomes e regulamentos, do processo de comunicação (linguagem), de ritos,rituais e cerimônias, de heróis e ,tabus ou ainda de produtos e serviços com que está envolvida.

Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma organização: ela define os limites,a coerência nos atos dos empregados; dá aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interessescoletivos; reduz a ambigüidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Algumas vezes ela funciona até mesmo como um vínculo entre os funcionários e a empresa, ajudando apermanecerem unidos através de normas do que se deve fazer e dizer. Mas sua principal função é distinguir uma organização de outra.

A cultura organizacional, assim como a gestão das organizações,...
tracking img