A cultura organizacional como fator de influência no comportamento humano nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A abordagem cultural deve seu surgimento à competição global e particularmente ao tremendo sucesso obtido pelo Japão no comércio mundial após a Segunda Guerra Mundial. A perspectiva cultural das organizações tem sido foco constante de estudo nos últimos anos. Por meio do conhecimento do aspecto simbólico das organizações, obtêm-se uma nova perspectiva para entendê-las.Cultura organizacional é entendida como um sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização e guia o comportamento de seus membros. Sua importância se reflete no aspecto de transmitir a personificação da empresa, visto que, existem vários tipos de culturas e estas influenciam no comportamento dos membros na execução diária das atividades organizacionais.Funciona como uma força por trás de tudo para moldar comportamentos, com o objetivo de alcançar metas organizacionais gerando vantagem competitiva.
Cada empresa tem uma espécie de personalidade coletiva que transparece na forma de como as pessoas que nela trabalham, se relacionam, fazem críticas, se confraternizam, tomam decisões, mantêm tabus e criam critérios de projeção de carreira. Taiselementos comportamentais materializam a cultura da organização, influenciando o comportamento humano nas mesmas, e tal comportamento recebe o nome de comportamento organizacional.
O Comportamento organizacional está voltado para o estudo da dinâmica e do funcionamento das organizações. Seu foco central é compreender como as organizações funcionam e como se comportam. Dessa forma édefinido como sendo um campo de estudo voltado para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto organizacional onde ocorrem as ações das pessoas. Está baseado no comportamento grupal e individual, cada um com sua especificidade. Sendo um estudo sistemático, busca evidência científica a partir de condições controladas, medidas e interpretadas.
É relevanteconsiderar que, da globalização da vida organizacional, sobretudo dos indivíduos que a formam emergem uma constante interação de culturas diferentes que influenciam o comportamento humano nas organizações. Percebe-se então que a relação de influência entre ambas norteia a busca do sucesso organizacional.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência da variável cultura organizacional nocomportamento humano nas organizações, apresentando até que ponto as culturas interferem no relacionamento indivíduo e organização.
A metodologia utilizada para realização deste trabalho consta de um estudo bibliográfico acrescido de uma pesquisa de opinião e informações da internet.
O presente trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à CulturaOrganizacional, englobando seus conceitos, histórico, tipos e características. O segundo capítulo disserta-se sobre Comportamento organizacional, enfatizando seu histórico, conceitos e tipos do mesmo. Já no terceiro capítulo são apresentados os resultados de uma pesquisa de opinião aplicada em instituição de ensino superior na qual é mostrada a relação de influência entre cultura organizacional ecomportamento organizacional.

2.1 Cultura

A cultura é necessária para o bem estar coletivo e individual, porque através dela ocorre interação social, o crescimento e o desenvolvimento, tornando os indivíduos mais humanizados. A cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, tal como a arte, o mito, a linguagem e a comunicação entre as pessoas e os grupos sociais. Permite a elaboração deum conhecimento consensual sobre o significado do mundo e também serve como instrumento de poder e legitimação vigente. (ZAVAREZE, 2008) [1].
Cultura pode ser definida como sendo um conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro,...
tracking img