A cultura na administração

Páginas: 15 (3585 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
A CULTURA COMO UM FATOR DETERMINANTE
NO MODO DE ADMINISTRAR E DE FAZER NEGÓCIOS

Nill Yuri Cademartori Barbosa
A Cultura Como um Fator Determinante
No Modo de Administrar e de Fazer Negócios

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar a grande influência das diversas culturas existentes no mundo no método de administrar e de fazer negócios. Devido a crescenteglobalização, conhecer as diferentes culturas pode ser determinante para o sucesso das negociações e das empresas. Um bom administrador deve não só adaptar sua empresa aos costumes da região escolhida, mas também constituir uma identidade própria para o seu empreendimento, com a finalidade de criar sua própria cultura e mostrar aos seus funcionários as vantagens de eles se adaptarem ao sistema da firma. Esseprocesso exige cuidado e paciência, mas quando bem empregado é capaz de gerar inúmeros frutos à companhia. Esse artigo ainda conta com o objetivo de ilustrar, de forma sucinta, o estilo brasileiro de administrar. Suas particularidades, tendências e transformações.

Introdução

Segundo Robert Henry Srour, autor de “Poder, cultura e ética nas organizações”,” a cultura é um conjunto depadrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente”. Ou seja, a cultura condiciona o comportamento. Ela atua como filtro e, de certa forma, contribui para um tipo particular de etnocentrismo. A maioria das pessoas julga a cultura de outros povos baseadas na sua, e ao acreditar que a sua forma de viver é maiscorreta em relação a dos outros, acaba por tentar impor seu estilo de vida ao semelhante. Esse choque entre culturas pode ser tão problemático, que, muitas vezes, o convívio entre essas pessoas com diferentes pensamentos e tradições pode se tornar impraticável.
Ao implantar um empreendimento, um bom administrador deve estar ciente da cultura local e de como essa poderá afetar o desempenho deseus funcionários e de sua empresa. Provavelmente, se a cultura do empreendedor for a mesma da região em que ele pretende implantar o projeto, não serão encontradas muitas dificuldades de mesclar os costumes locais com a cultura que ele pretende “impor” na sua firma. Isso facilitará, de forma admirável, a adaptação das duas culturas, que proporcionará um bom ambiente de trabalho, um quadrofuncional motivado e, consequentemente, uma maior produtividade. Entretanto, se a cultura de origem do empreendedor for diferente do estilo de vida local onde ele almeja estabelecer a companhia, haverá grande possibilidade de choques culturais, que se não forem bem analisados e resolvidos, poderão, inclusive, levar a não concretização ou insucesso do projeto.
Contudo, com a atual tendência de ummundo cada vez mais globalizado, conhecer somente a cultura do local onde se pretende implantar seu empreendimento não é mais suficiente. Nos tempos atuais é imprescindível saber como funcionam as outras culturas, principalmente para auxiliá-lo no ramo das negociações. Um administrador, que possui a vivência em outra cultura, saberá que aspectos abordar para não cometer falhas e tirar proveito emuma negociação. Outro aspecto importante é o de estar preparado para uma futura expansão de sua companhia, como por exemplo, abrir filiais em outras regiões ou em outros países.

1. Cultura

Segundo a definição pioneira do antropólogo britânico Edward Burnett Tylor, a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitosadquiridos pelo homem como membro da sociedade.” Esse conceito é necessário e muito utilizado porque atende a várias necessidades e a vários interesses da sociedade. A cultura implica estabilidade, enfatiza demonstrações conceituais, ajuda a levar os membros do grupo em direção ao consenso, implica dinâmica e padronização.
À medida que um grupo de pessoas se reúne para desenvolver uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pipa: Administração, História e Cultura
  • cultura de administração financeira
  • Administração (cultura organizacional)
  • Cultura e sociedade
  • Cultura de pequena boutique tcc Administração
  • Disciplina do Curso de Administração do Instituto de natureza e cultura
  • Teoria geral da Administração ( cultura organizacional como conduta facilitadora
  • : ETNOGRAFIA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA À ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!