A cultura marajoara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CULTURA MARAJOARA
Por Marcos Pereira Magalhães

AS GRANDES CULTURAS AMAZÔNICAS
(a Amazônia como palco de surgimento e desenvolvimento de culturas complexas)

A região amazônica, cerca de 1000 anos atrás foi habitada por sociedades compostas de grandes populações, organizadas em Estados que admitiam um governo hereditário zelador das tradições religiosas e diversas lideranças carismáticascom grande poder de influência sobre as relações políticas. Essas sociedades admitiam, então, dois poderes políticos antagônicos: um de convergência e outro de divergência social que, quando em equilíbrio, permitiram o desenvolvimento de culturas altamente sofisticadas e de relações políticas em que as noções de fronteira e nação eram muito flexíveis ou mesmo inexistentes.
Na verdade, entende-seque as sociedades amazônicas, como todas as sociedades humanas, desenvolveram relações de poder inerentes à própria espécie, que podemos chamar de biopoder. Esse biopoder, que é instintivo e precede a humanidade, é típico dos mamíferos gregários nos quais um macho e/ou uma fêmea tentam subjugar o seu grupo. Entre os humanos foram desenvolvidas várias soluções para as satisfações do biopoder,segundo as particularidades culturais e o nível histórico das sociedades. As soluções encontradas para o poder coletivo se manifestaram através de chefias, cacicados, monarquias, repúblicas e etc. No entanto, o ser humano, mais do que todo outro animal desenvolveu relações culturais que amenizaram profundamente os instintos animais, inclusive na organização social do poder. Essas relações, por suavez, além de não apresentarem um padrão universal, variaram no tempo e no espaço. Contudo, se considerarmos as sociedades organizadas como um conjunto unitário, todas elas, independente do nível de complexidade que tenham tido, constituíram um Estado em potencial.
Por seu lado, as soluções culturais para a organização do poder nas sociedades amazônicas encontraram modos de relações de poder queparecem ter controlado, equilibrado e até mesmo desestabilizado as relações básicas do biopoder. Ainda que as sociedades amazônicas tenham desenvolvido comportamentos de poder centralizados e hierarquizados, típicos do biopoder, que alguns arqueólogos insistem em chamar de cacicados, elas também desenvolveram comportamentos culturais nos quais as relações políticas são essencialmente centrífugas.Assim, nas antigas culturas amazônicas, os vários seguimentos do conjunto da sociedade (do Estado) sempre se sobrepuseram sobre as demandas da representação do poder centralizador. Mesmo nas chamadas sociedades complexas, este teria sido o meio com o qual elas flexibilizavam ou desestabilizavam o poder central. E foram essas sociedades, sob o ponto de vista da evolução histórica das civilizaçõesamazônicas, que representaram o clímax da Cultura Neotropical.
A flexibilidade nas relações políticas dessas sociedades tornava, a longo prazo, os seus governos frágeis e regularmente controlados pelos membros individuais e coletivos da sociedade. Consequentemente, as tradições religiosas eram mais poderosas que as tradições hereditárias das associações familiares e eram elas que convergiam aspopulações em torno de um objetivo comum. Toda vez que ocorriam problemas de ordem religiosa ou as motivações religiosas não eram suficientes para agregar a sociedade em torno da causa do governo, as lideranças carismáticas dos diversos seguimentos sociais (caçadores, pescadores, oleiras, agricultores e etc.) do Estado produziam movimentos de divergência que enfraqueciam a autoridade hierárquica, masfortaleciam a autonomia dos grupos domésticos.
Embora a maioria dessas sociedades tenha desaparecido a partir dos séculos XVI e XVII, uma de suas características mais marcantes foi o desenvolvimento e domínio de técnicas muito elaboradas na modelagem ceramista. Foram essas sociedades as responsáveis pela produção dos mais belos e elaborados conjuntos de objetos cerâmicos que se conhece nas...
tracking img