A cultura ganguela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os tempos continuam a mudar e perante as pesquisas etnográficas e sobre a cultura dos povos já não há mais ninguém que ouse pensar num retrocesso do desenvolvimento mental dum africano adulto ou considere a ausência de escrita uma incapacidade de abstracção no mundo de sensações e fantasias cada vez mais renovados.
A falta de arquivos não tira o africano, nganguela, os longosséculos de história, os seus complicados sistemas de civilização moral, estética, social, o sentido da vida, a sabedoria, as tradições e a sua transmissão geracional. A África é um continente antigo, o mais antigo, o berço da humanidade: a resistência paciente das sociedades rurais e as novas formas de sincretismos religiosos representam uma «memória colectiva do passado» e disto ninguém está fora.Perante o difícil «rito de passagem» que o mundo moderno da técnica e da indústria lhe apresentam, o africano procura não perder a sua alma e as suas lições de sabedoria. É nestes moldes que o nosso trabalho vai ser desenvolvido, o mesmo está repartido em dois momentos de reflexão. Durante a exposição não faremos menção de uma situação geográfica e nem a conceitualização de alguns termos presentes notema apresentado mas sim vamos tratar do assunto em causa; A pessoa humana na cultura Nganguela e suas implicações morais.
No encontro com as culturas africanas, o ocidental talvez tenha uma atitude de auto-suficiência ou um complexo de superioridade. Isso seria esquecer que não existe um parâmetro universal de valores da pessoa humana e sua dignidade, que sirva a dar um justo juízo de todas asculturas ou pelo menos que existem valores parecidos, mais ou menos marcados, em todas as culturas. Não existe uma cultura radicalmente pobre, porquanto toda cultura é em definitiva manifestação do homem e sua relação com Deus e com o seu próximo.














A cultura Nganguela procura condensar todo o sentido de dignidade da vida humana
Os conhecimentos antropológicosafricanos de facto progrediram durante os últimos 50 sempre procurando conservar ou não se esquecendo da existência concreta do homem que vive quotidianamente a sua dimensão religiosa, deste homem que hoje reza para superar a sua perturbação ou o seu sofrimento concreto, que encontra um caminho de esperança na adivinhação, no rito sacrificial.
A experiência humana que o povo nganguela de hoje está aviver consta de sabedoria e de incerteza no meio das tensões conflituais do ambiente, continua a procurar harmonia e tranquilidade. Qualquer pessoa não aceita de viver sem compreender; ninguém gosta do caos. É tarefa do homem incerido e presente na sua própria cultura dar uma resposta, através dos símbolos, sobre a verdadeira ordem do mundo, contra as ambiguidades, os enigmas e os paradoxos daexperiência humana.
Hoje existe uma boa camada de nganguelas que procuram ainda viver os tempos das certezas segundo as normas tradicionais. Tudo graças a antropologia religiosa negro-africana que nos ajuda a compreender a complexidade das situações reais hodiernas. Quem é o Nganguela de hoje?. Todos sabem que o tempo das «certezas» já acabou, ao menos que não apareçam profetas capazes de garantira continuidade entre conhecimentos antigos e vida moderna. O mundo tradicional negro - africano do povo em causa passando do mato para a cidade, para uma nova sabedoria, a quebra da autoridade dos mais velhos, a desintegração progressiva da estrutura familiar, são todos estes factores duma nova criação. Isto não significa morte ao passado, mas revitalização, como testemunham os movimentosprofético-messiánicos.

Algumas características do povo Nganguela
 Integra o indivíduo e toma conta deles nos momentos críticos da existência; ritos de passagem;
 Toma conta da doença e situações de turbação psíquica do indivíduo, aportando um mínimo de segurança;
 Multiplica os caminhos de salvação com instituições chamadas a restabelecer o equilíbrio;
 Determina o Universo como um...
tracking img