A cultura do amendoim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Amendoim
Classificaçao botânica
Uma planta dicotiledônea, da família Leguminosae, subfamília Papilonoideae, genero Arachis.
As espécies mais importantes do genero sao A. hypogaea L., A. prostrata Benth e A. nhambiquarae Hoehne. As variedades cultivadas pertencem a primeira espécie.
História
Quando chegaram ao Brasil, os colonizadores lusos aqui já encontraram a cultura do amendoim,originária desta terra, que os índios plantavam e consumiam e que hoje é responsável por grande parte dos Óleos comestíveis que produzimos. Da produçao total Sao Paulo respondia por 70%, principalmente as regioes da Alta Paulista e da Alta Sorocabana.
As sementes de amendoim proporcionam elevada rentabilidade de óleo de fácil digestao (45 a 50%), possuindo altos teores de vitaminas.
Utilizaçao
O amendoim(cientificamente, Arachis hypogaea L.) é uma leguminosa com processo especial de frutificaçao, denominado geocarpia, em que uma flor aérea, após ser fecundada, produz um fruto subterrâneo. Suas flores sao amarelas, agrupadas em número variável ao longo do ramo principal ou também dos ramos secundários, conforme a variedade ou o tipo vegetativo. Todas sao potencialmente férteis e hermafroditas,autógamas, com baixa porcentagem de cruzamentos naturais.
Seu período de florescimento é bastante dilatado, havendo épocas de aparecimento de maior número delas, e seu fruto (ou vagem) para a Botânica é um legume. Dependendo das condiçoes ou das características de variedades, a vagem pode apresentar lojas sem sarnentos ou com sementes atrofiadas. Na variedade roxa (tipo vegetativo valencia) é umapeculiaridade a ocorrencia de uma loja vazia em grande número de vagens. As sementes, provenientes dos óvulos, constituem a parte de maior interesse econômico, devido ao seu elevado teor de óleo comestível, ultrapassando 40% em algumas variedades.

O óleo do amendoim é de fina qualidade, tal como foi classificado por Lewkowitsh em comunicado a Sociedade de Química Industrial de Londres. Preparadocom toda a técnica moderna conserva-se perfeitamente bem, nao ficando rançoso com facilidade, como acontece com o azeite de dende e outros óleos. A vantagem que temos na produçao do óleo resulta da facilidade na obtençao da matéria prima. Em nosso país, até final da década de 80, o amendoim se comportou muito bem e o aumento progressivo do consumo do óleo tem impelido muitos lavradores a optarpor sua cultura. A elevaçao do consumo vem sendo registrada mesmo nas naçoes tradicionalmente consumidoras de azeite de oliva.
É geral a opiniao de que o óleo de amendoim é de fácil digestao e por isso recomendada as pessoas portadoras de moléstias do aparelho digestivo. Seu valor nutritivo equivale ao de outras gorduras empregadas na alimentaçao, sejam vegetais ou animais.

As vitaminas B-1 eB-2 tem sido encontrada em proporçoes considerável no amendoim cru, e acredita-se que existam também no óleo. Com relaçao as vitaminas A e D, as tabelas em geral acusam ausencia absoluta ou no máximo ligeiros indícios, o mesmo ocorrendo com relaçao a outros óleos. A vitamina E, responsável pela reproduçao, é a que entra em maior concentraçao no óleo do amendoim.
Para conseguir óleo de boa qualidadee também bom rendimento o amendoim deve ser maduro e seco. Quando colhido antes do momento apropriado dá um óleo de má qualidade e rico em ácidos graxos livres, cuja correçao, para sua entrega ao consumo, é muito cara. O óleo extraído das sementes descascadas, sem película e sem embriao se mostra mais puro e de maior valor comercial.

Além do emprego na alimentaçao, utiliza-se o óleo doamendoim na indústria pesqueira para cozimento de sardinhas. Convenientemente refinado para obtençao de maior pureza, é usado para fins medicinais e farmaceuticos, principalmente como veículo para emulsao de produtos injetáveis. O óleo de segunda, nao refinado, serve como combustível das lâmpadas dos mineiros. Quando neutro, usa-se como lubrificante. É também excelente matéria-prima para a indústria...
tracking img