A cultura da gare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ano letivo 2011-2012 |
A Cultura da Gare |
|
|
|
TT02 nº3 |

|

Índice
2- Introdução
3- Batalha de Waterloo
4- Fauvismo
5- A Europa das Linhas Férr eas
6/7- A Gare
7 -O Individuo e a Natureza
8 -Romantismo
9 -A Arquitetura Romântica
10 -A Escultura
11/13 –A Pintura Romântica
14- Conclusão

Introdução
A elaboração deste trabalho deve-se ao facto de na disciplinade História da Cultura e das Artes, estarmos a abordar o módulo 8, diferentes temas entre os quais o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo.

Batalha de Waterloo
A Batalha de Waterloo, teve início em  18 de Junho de 1814 em Waterloo, Bélgica e foi um combate decisivo entre forças Francesas, Britânicas, Russas, Prussianas, Austríacas e deu-se nas proximidades da aldeia Belga de Waterloo.Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, (com unidades Britânicas, Holandesas, Belgas e Alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.
Napoleão Bonaparte perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia.Assim, as potências europeias encerraram o império de Napoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.

O Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento de arte surgido em 1905 e muito associado ao trabalho deCézanne.
Os Fauves (feras em francês) era um grupo de artistas de vanguarda cujos trabalhos valorizavam as qualidades pictóricas e o uso da cor profunda na herançada representação Impressionista. Os Fauvistas simplificaram as linhas, exprimiram-se com assuntos de fácil leitura, perspectivas exageradas, uso de cores muito vivas, pouco naturais, formas simples e planos lisos. Insistiram também na frescura do acabamento espontâneo. O Fauvismo influenciou os expressionistas. Como movimento, não teve nenhuma teoria concreta, e foi de curta duração. Apenas seregistaram três exposições. Matisse foi visto como um líder do movimento. Disse que quis criar arte para e por prazer. Arte como decoração. O uso de cores vivas tenta manter a serenidade da sua própria composição.

A Europa das linhas férreas
O início da Revolução Industrial, na Europa do princípio do século XIX, exigia formas mais eficazes de carregar as matérias-primas até as novas fábricas eenviar destas os produtos prontos. Conseguiu-se a potência necessária para arrastar os comboios com uma locomotiva a vapor sobre dois ou mais eixos com as rodas unidas por bielas (Uma biela é toda peça de uma máquina que serve para transmitir ou transformar o movimento rectilíneo alternativo em circular contínuo.) .
A primeira estrada de ferro pública do mundo foi a linha Stockton-Darlington, nonordeste da Inglaterra. Dirigida por George Stephenson e foi inaugurada em 1825. A partir de meados da década de 1830, desenvolveu-se com rapidez na Grã-Bretanha e na Europa continental a construção de linhas férreas a darem acesso a várias cidades.
A partir da II Guerra Mundial, a construção de novas linhas férreas no mundo desenvolvido foi sobretudo de linhas metropolitanas e suburbanas. Noentanto, no mundo em desenvolvimento o aumento da rede ferroviária tradicional continuou ao longo do século XX.
O desenvolvimento dos comboios modernos de passageiros para longos percursos começou na década de 1860, quando George Pullman introduziu os seus próprios, vagões-restaurantes e vagões-salões.

A Gare
A Montagem e a regularização das linhas férreas obrigaram também, à construção de locaisfixos de paragem onde, a horas certas, as pessoas pudessem apanhar o comboio ou esperar quem nele viajava, ou carregar e descarregar mercadorias, ou ainda onde as máquinas que o compunham pudessem encontrar postos de manutenção. Esses locais são as gares. Inicialmente eram construídas por um simples apeadeiro, passaram, sobretudo nas grandes cidades, a serem assinaladas por edifícios modernos,...
tracking img