A cultura da gare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura da Gare ( Modulo 8)

Trabalho Realizado por: Fábio Rosa
Professor: Mário Louro

Batalha de Waterloo

A Batalha de Waterloo, teve início em  18 de Junho de 1814 em Waterloo, Bélgica e foi um combate decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas e se deu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo. Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exércitode 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, (com unidades britânicas, neerlandesas, belgas e alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.

Napoleão Bonaparte perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia. Assim, as potências européias encerraram o império deNapoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.

Tempo/Espaço: - Após a Batalha de Waterloo em 1815 a Europa seria sacudida por vários movimentos revolucionários que marcaria as primeiras décadas do século. Como consequência o liberalismo expande-se pelo mundo ocidental , na defesa de princípios como a liberdade individual, a igualdade perante a lei e a propriedadeprivada, entendo ao Estado a preservação destes princípios burgueses. Para tal, o poder político, progressivamente secularizados, funcionaria na base da separação dos poderes e da soberania nacional, garantidas, bem como os direitos do indivíduo, em textos constitucionais. Sob ponto vista económico, o liberalismo abriu as portas ao capitalismo, com a defesa da livre iniciativa, a abolição demonopólios, considerando a livre concorrência como o garante da ordem da justiça e do progresso da sociedade. Nas artes plásticas, propõe uma nova estética, afastada dos cânones racionalistas clássicos, fantasiosa, imaginativa, sentimental, individualista e nacionalista. A descoberta da máquina a vapor por James Watt em 1788, mudaram os sistemas de produção determinando uma transformação na economiamundial, como resultado da técnica, da utilização de novas fontes os transportes torna-se mais rápidos e as distâncias mais curtas. A fábrica símbolo do poder económico da burguesia empresarial e financeira é o mesmo centro da acção revolucionária da classe operária, que movida por novas ideias desde o socialismo utópico ao marxismo procurava emergir da miséria que o sistema capitalista determinava. Naarte novas experiências inspiravam os artistas, o naturalismo e o realismo, marcavam os novos percursos artísticos e em especial, o realismo menos empenhado na representação da natureza, mas aproximando-se das causas urbanas até ao aparecimento impressionismo que desmaterializa a forma e a figuração do espaço pictórico, abrindo caminho às novas vanguardas do séc .XX, marcadas cronologicamente coma Exposição do Fauves em 1905 no Salão de Paris, onde se estacavam as obras de Henri Matisse, André Derain e Maurice Vlaminck, cuja vitalidade plástica era uma consequência da utilização da cor forte e vibrante.

Mundo novo, formas novas a arte ao redor de 1900
A essência da Arte Nova é uma linha, uma extensa curva sinuosa que se encontra em cada design deste estilo. A Arte nova rejeitava a ordemda linha recta e do ângulo recto, a favor de um movimento mais natural.  Quer estas linhas tenham sido usadas em pinturas realistas de formas naturais, quer como formas abstractas evocativas de uma vitalidade orgânica, a ênfase centrava-se no desenho decorativo, bem como na uniformidade, uma superfície em que esta preocupação pelo linear – a linha da Arte Nova – se podia desenvolver.  A solidez,o volume, a continuidade, qualquer ligação com o peso ou a estabilidade e a quietude opunham-se ao estilo Arte Nova.
A Natureza era a principal fonte do artista da Arte Nova, em particular o mundo das plantas, pois os conhecimentos de botânica de muitos deles eram ao nível de cientista. Flores, caules e folhas eram objecto de escolha para as suas silhuetas curvilíneas. Naturalmente, os lírios,...
tracking img