A cultura afro brasileira na educação

Páginas: 39 (9661 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
A importância do jogo nas séries iniciais
INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho consiste em adquirir novos conhecimentos em como trabalhar os jogos didáticos nas series iniciais.
O objetivo principal é apresentar aos professores, e a quem possa se interessar os principais conceitos, teorias e práticas do desenvolvimento humano através dos jogos.
No primeiro capitulo buscamos a história dosjogos olímpicos, suas mudanças, objetivos e competições onde “Pierre Coubertin” insiste que o esporte e o exercício físico tem papel essencial na formação do caráter do ser humano.
No segundo capitulo falaremos sobre quanto os jogos didáticos poderão contribuir para uma atividade inerente ao ser humano e abordamos o jogo como uma fonte de melhoramento nas participações dos alunos nas salas deaula.
Mostraremos ainda a importância do conviver em grupo onde o aluno estará partilhando seus conhecimentos prévios e os adquiridos com os demais colegas de classe.
O terceiro capítulo mostrará o quanto o brincar é importante para a criança e o quanto é mais rentável para nos educadores o ensinar brincando, pois é essencial para nós o trabalho de resgatar as brincadeiras e os jogos tradicionais;também poderemos observar as reações do aluno ao experimentar uma brincadeira nova ou representar seu papel de construtor ao construir um brinquedo ou uma brincadeira nova.
Ainda neste capítulo falaremos sobre o papel do professor em relação ao desenvolvimento do aluno.
No quarto capítulo comentaremos sobre a influência dos jogos e a importância de se ter incluído a disciplina, “jogos erecreações” nos currículos escolares.
Também comentaremos sobre o quanto o jogo é importante para a aquisição das habilidades motoras e na socialização do indivíduo ao grupo social em que ele vive.
Também apresentaremos alguns modelos de jogos que trabalhados em sala de aula renderão ótimos resultados no ensino-aprendizagem de nossos alunos. Vide anexo.
Esperamos assim estar contribuindo para umaprática em que o entendimento, e o respeito sobreponham aos padrões convencionais e que a graduação do conhecimento seja um processo contínuo e ativo na vida do ser humano.

1. A ORIGEM DOS JOGOS.

Os jogos olímpicos celebrados de 04 em 04 anos, em Olímpia, na Elida, foram inaugurados na primavera de 1896, eram disputados em honra a Júpiter e era incontestável o grau de adiantamento e esplendor quea Educação Física atingia na Grécia Antiga, isto fazia com que cada grego procurasse ser um atleta e, portanto, um herói, um semideus, visando o seu aperfeiçoamento físico. Estes jogos surgiram em grande parte pelos esforços do esportista e educador francês, barão Pierre de Coubertin pedagogo e historiador deu inicio também aos jogos da modernidade.
Os planos para a realização dos jogos modernoscomeçaram em 1894 com a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), com sede central na cidade Suíça de Lauseane, e recebeu ajuda de organizações desportivas e de indivíduos de vários paises europeus. Atualmente tem reconhecido 186 comitês olímpicos nacionais.
O comitê registrou os princípios competitivos e escolheu Atenas (Grécia) como sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna,sede esta que é escolhida pela COI normalmente com seis anos de antecedência.

1.1 MUDANÇAS NAS COMPETIÇÕES.

Desde a primeira olimpíada do ciclo moderno, o número de mulheres participantes e o número de esportes e provas abertas à competição incrementaram-se excluindo os esportes de competição dos jogos olímpicos, os números de esportes incluídos nas últimas olimpíadas foi de 25, além disso,foram acrescentados outros esportes de exibição, como o hóquei sobre o gelo, o taekwondo, a pelota basca, o vôlei de praia e o softball feminino.
Dos jogos olímpicos na antiguidade os mais famosos eram os celebrados no verão a cada quatro anos. (Período denominado olimpíada) em Olímpia é em honra a Zeus.
Nessa época apenas podiam competir homens honrados de descendência grega. Convertiam-se em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura africana e a educação afro-brasileira
  • Ensino de historia da cultura afro-brasileira na educação infantil
  • A cultura afro-brasileira e a arte indígena na educação
  • cultura afro brasileira trabalho
  • Cultura afro-brasileira
  • Culturas afro brasileiras
  • Cultura Afro
  • Cultura Afro-Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!