A cristandade do brasil do século xvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O movimento protestante no Brasil se deu de maneira mais contundente e que efetivou o seu estabelecimento a partir do século XIX. Porém, os primeiros Protestantes a chegarem em terras brasileiras, fincaram aqui seus pés ainda nos primórdios do período colonial na primeira metade do século XVI com os franceses. E entender o protestantismo enquanto um objeto historicamenteconstruído nos permite observar a visão da historiografia de qual foi o papel desses protestantes no Brasil quinhentista, mesmo ocorrendo de maneira pontual tiveram grande significação nos primeiros passos do aspecto missionário das doutrinas reformadoras de Calvino e Lutero em terras americanas.
Vale dizer que Alves (1979) é um dos primeiros teólogos brasileiros a assinalar apresença dos primeiros cristãos protestantes no Brasil colônia, embora sendo uma abordagem superficial, evidencia a presença dos reformadores no Brasil do século XVI. Knauss (1991), um dos maiores historiadores do Brasil colônia, apresenta uma visão historiográfica do foi a presença francesa no Brasil quinhentista.Enquanto Crespin (2006) é quem melhor descreve os acontecimentos e conflitos que ocorrerampor ocasião da passagem francesa no Brasil no século XVI, fundamentado sua narrativa nos relatos de viajantes estiveram em solo brasileiro no referido período.
No primeiro capítulo procura apresentar os acontecimentos ocorridos na Europa ocidental que antecederam a expedição dos franceses ao Brasil. Mostrando as questões teológico-doutrinárias que permeou o cenário europeuquinhentista.Bem como sua repercussão, ainda que de modo insipiente, na América portuguesa, em especial no Rio de Janeiro que a época na passava de um vilarejo. E que após a presença francesa na baía de Guanabara é que efetivamente os portugueses, após expulsa-los, puderam colonizar a região fundando a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. É necessário revisitar este período histórico de grandestransformações na Europa Ocidental, sobretudo verificando como os cristãos europeus viviam sua religião e sua forma de entender o discurso teológico da Igreja e como a eclosão do movimento reformador trouxe mudanças significativas e profundas no contexto do Velho Mundo do século XVI.
O segundo capítulo vai explicitar a influência das transformações pela qual a Europa estava passou trouxe,ainda que insipiente, algumas conseqüências para o recém descoberto novo mundo, inserindo neste contexto o Brasil que também sofreu com as querelas religiosas entre os reformadores e os católicos fiéis a tradição e soberania papal.
O terceiro capítulo se caracteriza por um aprofundamento no que foi a presença dos europeus protestantes no episódio da França Antártica, evidenciando asquestões teológicas e os debates entre o líder na expedição e os cristãos reformados, culminando com o martírio de alguns deles.
Por fim, este trabalho apresenta a importância de um maior aprofundamento da participação desses missionários calvinistas em terras brasileiras, haja vista que a historiografia sobre o tema é escassa e também nos bancos de teses e dissertações o material arespeito também é mínimo. E buscando descrever a estada dos primeiros missionários reformados no Brasil, explicitando questões os embates teológicos, as disputas pela evangelização dos nativos culminando com o martírio de alguns calvinistas em solo brasileiro, o trabalho procura demonstrar que passagem desses protestantes no Brasil teve importância ao deixar a semente da Reforma na AméricaIbérica.

VISÃO HISTORIOGRÁFICA DO SÉCULO XVI

De uma maneira geral, a visão historiográfica no Brasil relega o protestantismo a segundo plano, ou até ignora, a literatura mundial é plena de clássicos trabalhos sobre o protestantismo e sua grande e decisiva influência na construção do chamado mundo moderno.Haja vista que, a Reforma do século XVI rompeu definitivamente com toda...
tracking img