A crise dos misseis em cuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vai nos permitir uma visão mais detalhada da Crise dos Misseis em Cuba. Seu Histórico, passando por seus costumes, tradições, cultura, Economia, Independência, a Presidência de Fulgêncio Batista, as causas da Crise na Guerra Fria e o tratado de Paz.
Como podemos identificar Cuba é uma Ilha cheia de diversidades a começar de seus primeiros habitantes que já secolocaram em guerra por território. A independência de cuba se deu primeiramente com o acontecimento de uma grande guerra, chamada de “guerra dos dez anos”, começou no ano de 1868, liderada pelo então advogado Carlos Manuel de Céspede e apoiado por um grupo no Demajagua, no qual é um lugar em Cuba que começou a independência contra a Espanha, o então Carlos Céspede providenciou e proclamou a liberdadede todos os escravos que se unissem ao exército revolucionário.
Vamos ressaltar também Fulgêncio Batista que foi eleito presidente democraticamente pela primeira vez em Cuba, porém sua presidência foi marcada por violência e corrupção, nesse segundo momento (de 1952 a 1959) a presidência foi decorrente de um golpe militar, que o levou ao poder mais uma vez.
Posterior a tudo isso veia a famosa efalada Guerra Fria, que tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
E por final relatamos o Tratado de Paz. Cuba teve intensos e importantes acontecimentos, que através de pesquisa, podemos relatar ao longo deste trabalho acadêmico.

2 HISTÓRICO DE CUBA
Antes da chegada dosprimeiros espanhóis, em outubro de 1492, Cuba estava habitada por dois grupos indígenas: os tainos e os ciboneis. Os tainos pertenciam aos povos de língua arawak e habitabam a ilha A Espanhola, Porto Rico, parte de Jamaica e o leste de Cuba. Os ciboneis habitavam as Antilhas na pré-história, porém, devido às invasões, primeiro dos arawaks e depois dos caribes, foram afastados aos extremos ocidentais dasilhas de Cuba e Haiti. Estes grupos indígenas viviam principalmente da caça e a pesca; trabalhava a cerâmica de forma rudimentar, a agricultura e o tecido e seus toscos instrumentos eram fabricados com ossos de animais e pedras. Alguns moravam em cavernas das zonas altas da ilha. Os índios tainos tinham submetidos aos ciboneis, considerando-lhes casta inferior.
2.1 Descoberta Cristóvão Colombochega em Cuba em 1442 e lá habitavam índios. E durante 400 anos a ilha de Cuba ficou sobre o domínio dos Espanhóis. Eles cultivavam tabaco e cana de açúcar, tudo sobre regime de mão de obra escrava africana.
2.2 Independência Em 1898, com a vitória dos Estados Unidos sobre a Espanha, os norte-americanos passaram a controlar Cuba e Porto Rico. Depois de três anos, concederam independência a ilha,no entanto até hoje mantem um base militar na cidade de Guantánamo.
Em 1933, um golpe liderado por Fulgêncio Batista instalou um regime de colaboração com os Estados Unidos. Os rebeldes conseguem conquistar a capital de Havana e em 1959 é o líder do movimento, Fidel Castro de Tornou Presidente. O novo governo fez reforma Agrária, nacionalizou empresas e fuzilou colaboradores dos Estados Unidos.2.3 Geografia O arquipélago cubano está formado pela ilha de Cuba, a Ilha da Juventude ou de Pinos e por mais de 4.000 caios e ilhotas. Encontra-se no Mar Caribe, muito perto do Trópico de Cáncer, à entrada do Golfo do México, entre a América do Norte e a América do Sul. Pelo norte e leste é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo sul pelo mar Caribe. Seu extremo ocidental, o cabo de San Antonioaponta ao vórtice da península mexicana do Yucatão, enquanto que o oriental fica a 77 quilômetros só da ilha A Espanhola (Haiti e República Dominicana).
Localização Geográfica: Caribe na América Central
Coordenadas Geográficas: 21 30 N, 80 00 W
Limites geográficos: Oceano Atlântico (norte), Mar do Caribe (sul), Golfo do México (oeste), Oceano Atlântico (leste)
Área: 110.861 km²
Fronteiras com...
tracking img