A crise dos emergentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução.................................................................................................. 3
Países emergentes.................................................................................... 4
BRIC............................................................................................................ 5
A crise dosemergentes............................................................................. 6
Conclusão................................................................................................... 7
Bibliografia.................................................................................................. 8
Anexo – Notícias................................................................................... 9 e 10

Introdução
Otrabalho tem como principal objetivo falar sobre os países emergentes e sobre a crise que estes estão passando. Definir do que se tratam, quais são as suas principais características e mostrar tudo isso de forma clara para que possamos concluí-lo.

Países emergentes
* Definição
Na atualidade, o mundo acadêmico e a mídia têm empregado outro termo para designar alguns países até entãoconsiderados subdesenvolvidos. Os países quem têm intensificado a sua industrialização e investido em tecnologia foram denominados de países em desenvolvimento ou emergente. São eles o famoso BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) entre outros. Apesar de terem alcançado um relativo crescimento econômico, esses países não conseguiram chegar a um desenvolvimento social que permita que sejam chamados depaíses desenvolvidos.
* Medida e conceito de desenvolvimento
Não existe um consenso, ao longo do tempo e entre as várias escolas de pensamento econômico, sobre a definição de desenvolvimento de um país. Mas é comum o estabelecimento do grau de desenvolvimento de um país através da comparação de estatísticas como o PIB per capita que é equivocado, expectativa de vida, grau de alfabetização e etc.A ONU desenvolveu o IDH, um índice composto de vários parâmetros, que estabelece um indicador de desenvolvimento humano para os países onde os dados são disponíveis. Os países em desenvolvimento possuem valores baixos para esses indicadores em relação aos valores obtidos pelos países considerados desenvolvidos. Os termos utilizados em discussões acerca do desenvolvimento dos países são muitos.A ONU adota o termo Least Developed Country (LDC), ou País menos desenvolvido. Em contra partida, o grupo de países desenvolvidos também é chamado de "países mais desenvolvidos economicamente", Primeiro Mundo  ou de  países industrializados. Existem alguns países que se encontram no limite dessas duas definições, notadamente o grupo conhecido como BRIC (Brasil, Rússia,Índia e China), com eventual inclusãodo México e da África do Sul.

* Classificação
Podemos usar duas classificações, são elas:
Países emergentes economicamente: são países com uma economia muito forte ou forte, muitas vezes comparável com a economia de países do Primeiro Mundo, como é o caso do Brasil que é um país em desenvolvimento e que tem a oitava economia do globo, com um parque industrial complexo, e que tantoexporta maquinaria de ponta, quanto matéria-prima.
Países emergentes socialmente: são países com uma sociedade comparável com a dos países do Primeiro Mundo, por vezes até melhor, que não têm ainda um impacto econômico forte como os países emergentes economicamente, mas que têm uma educação, saúde, saneamento, etc. desenvolvidas.

BRIC
O termo BRIC foi criado para fazer referência a quatropaíses: Brasil, Rússia, Índia e China. Estes países emergentes possuem características comuns. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas.
* Principais características destes países:
Economistas afirmam que, mantidas as situações atuais...
tracking img