A crise do feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crise do Feudalismo

Para analisarmos a crise da sociedade feudal, é necessário entendermos sua base de sustentação.
A base da sociedade feudal era a terra, porém, essa terra nãoproduzia por si só, com isso podemos dizer que a base de sustentação da sociedade feudal era o trabalhador da terra, o camponês servo, era ele que sustentava com seu trabalho toda essa estrutura sociale econômica.
Foram vários os fatores que levaram essa sociedade a crise em diversas áreas.
A busca de novas terras levou ao cultivo de áreas pouco férteis, o que aumentou a produção enão a produtividade. Muitas terras já cultiváveis foram tornando-se estéreis. Campos foram devastados e fatores naturais como chuvas põem a perder colheitas inteiras e destrói campos.
Podemos dizerque esses são fatores inaugurais a crise do feudalismo.
A fome se instala entre as populações de camponeses e por outro lado à cobiça dos senhores feudais só têm a aumentar, e estes exploramcada vez mais o camponês, exigindo absurdamente de sua força de trabalho, tomando quase toda a sua produção que diminuía cada vez mais, colocando-o em condições subumanas de sobrevivência. Diante dacrise agrária, buscam na exploração do trabalho, uma solução.
Com isso, destroem sua própria estrutura, sua própria base, ou seja, o trabalhador que proporcionava toda a riqueza através da terra.Houve um desaparecimento em massa das forças produtivas, na tentativa de escapar a exploração excessiva.
Com as crescentes ambições dos senhores, o feudalismo tornou-se insuficiente.Eles buscavam cada vez mais atender suas necessidades.
As corvéias são substituídas por renda em espécie, no inicio por mercadorias, e depois por pagamento em dinheiro. Isso deixa claro orompimento de toda uma estrutura, um desequilíbrio nas forças produtivas, que provoca ate mesmo desigualdade entre os próprios camponeses.
O camponês passa a produzir para o comercio. As cidades têm...
tracking img