A crise de identidade do professor de português.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Claudiane Resendes Santos




A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS.




De acordo com o autor Paulo Coimbra Guedes em seu livro “AFormação do Professor de Português: que língua vamos ensinar?” o qual na primeira seção aborda a crise da identidade do professor de português mostrando a relação entre língua e poder no percurso danossa história, nos mostra que esta crise tem sua raiz na crise de uma língua padrão imaginária à qual ele tem que proteger da “invasão” da língua do povo, enquanto ele mesmo identifica-se com o povo. Otrabalho desses profissionais resumiu-se ao “ensino diluído da metalinguística da gramática tradicional” (p.13) cada vez mais distante da realidade de professores e alunos. Desde os jesuítas atéhoje, o mestre não produz o saber apenas o transmite.

O sujeito professor de língua portuguesa só o é porque passou por um processo de identificação, e via discurso, ele subjetiva sua relação como umsujeito que tem como instrumento de trabalho o ensinar a língua. Para sua constituição entram em jogo memórias que advêm de diversos espaços e tempos. Ao tentar identificar o processo que origina aidentidade do professor deve-se perceber, portanto, a indissolúvel união existente entre o professor como pessoa e o professor como profissional. As implicações dessa identificação são óbvias: não épossível que jogue fora as suas crenças e que se liberte da especificidade do seu caráter quando realiza as suas atividades docentes. Trata-se de pensar sobre como determinados modos de ser pessoarelacionam-se ao exercício da profissão. É o que ressalta Moita Lopes (2003, p. 250):
Entendo a investigação da construção social da identidade profissional como crucial para um melhorentendimento da inscrição do professor em nossa sociedade e como um início significativo de um caminho que pode, futuramente, levar a uma interação mais estreita de vidas pessoal e profissional,...
tracking img