A crise de 1929

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise 1929
Em outubro de 1929, as ações de Wall Street começaram a acumular sucessivas e violentas quedas. Até 1932, as ações no mercado americano perderam 90% de seu valor e um terço da população estava desempregada. Foi a maior crise financeira da história dos EUA e até hoje economistas teorizam a respeito das reais causas da quebra da bolsa. O maior efeito sobre o Brasil foi a queda do preçodo café, então um dos principais produtos de exportação do País.
Crise imobiliária 2008
A crise que afeta o mercado financeiro nos EUA e arrasta os negócios no mundo teve origem nas hipotecas americanas. Com o baixo juro e as boas condições de financiamento, muitas pessoas compraram imóveis e se endividaram. O juro subiu, a economia desaqueceu e a inadimplência aumentou. Os bancos queemprestaram dinheiro começam a mostrar o rombo. Além disso, o preço dos imóveis caiu. Pagando uma prestação mais alta e com o valor do bem menor, os norte-americanos reduziram o consumo. Às portas da recessão, os EUA anunciaram a maior reforma no sistema de regulamentação financeira desde 1929. O plano vai mudar a forma como o governo regulamenta milhares de negócios.

A Crise de 1929 foi o colapsotemporário do capitalismo ocorrido em 24 (número fatídico) de outubro de 1929, quando, de uma vez por todas, o socialismo consolidou-se mundialmente. Neste dia, a Bolsa de Valores de Nova York caiu uma porrada de por centos, fazendo que todos no mundo inteiro perdessem zilhões de dólares.
Os impactos no Brasil foram severos. Como o grande importador de café brasileiro era os EUA, os americanos, muitonervosos com a situação, pararam de comprar café para ficarem menos estressados. Isso prejudicou muito a República Velha e colaborou para a queda do governo Washington Luis em 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas (vulgo Gê-gê) ao poder.
As causas foram diversas. Dentre as muitas causas que são citadas:
1. Excesso de especulação. Especulação é a versão maligna de investimentos. Ou seja, quando vocêfaz um bom negócio e se dá bem, quem está com inveja diz que é especulação.
2. Excesso de noob. Quando até mesmo o engraxate da rua aplicou em ações, a Bolsa caiu. Os novatos são uma praga, seja jogando Counter-Strike seja aplicando na Bolsa.
3. Anticristo. Como o capitalismo é mesmo um plano maligno do Anticristo um dia a Bolsa tinha de cair mesmo.
4. Um plano da URSS. Para a desestabilizaçãodo capitalismo internacional, o camarada Lênin comprou todas suas ações e vendeu no mesmo dia. Outros dizem que foi Trotsky, que tinha sido exilado na mesma data.
5. Aniversário de 782 anos da reconquista de Lisboa (nenhuma ligação relevante, mas acredita-se que essa combinação cabalística promoveu uma expansão temporária da burrice portuguesa, levando ao desastre).
Duas medidas, agora a seremponderadas para combater a crise de 2008, conseguiram
limitar, na crise de 1929, o número de execuções de hipotecas, reduzindo
o impacto negativo as famílias do colapso de preços no mercado imobiliário.
No entanto, as políticas utilizadas nos anos 30 também tiveram efeitos
perversos para a actividade económica e podem não servir de exemplo para o presente devido às diferentes característicasdas duas crises.

[Conclusões] A imposição de moratórias conseguiu, efectivamente, reduzir o
número de hipotecas executadas e limitar a quebra de preços no mercado imobiliário,mas acabou por prejudicar os futuros compradores de casas, já que a reacção dos bancos a esta medida foi uma maior restrição na concessão de crédito e a subida das taxas de juro praticadas. A acção da HOLC também conseguiulimitar as perdas de casas pelas famílias e esta entidade acabou por recuperar a totalidade do dinheiro investido. Além disso, não existem provas de ter havido um encorajamento do comportamento de risco dos bancos. No entanto, lembram os
autores, neste caso, as consequências de uma medida idêntica podem ser diferentes na actual crise. Isto porque, enquanto em 1929, o aumento do malparado se...
tracking img