A crise de 1929 e o impacto na balança comercial brasileira segundo keynnes

4585 palavras 19 páginas
O impacto da Crise de 1929 na Balança Comercial brasileira: Uma concepção Keynesiana
Ana Paula Lima
Osmaylla Darynne
Thyago Pacheco

Resumo:
O presente estudo propõe responder quais as principais consequências para a balança comercial brasileira durante a crise de 1929, para responder tal questão é necessário realizarmos uma análise sobre o que aconteceu na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
O entendimento da forma como o Brasil transitou de uma economia agroexportadora, onde seu principal produto era o café, a partir da crise agroexportadora, causada pela Crise Econômica de 1929, para uma de base industrial, com a mudança do centro dinâmico da economia brasileira.
É apresentada uma análise da crise econômica de 1929, o panorama político e econômico da década de 30 no país, as mudanças nesse período, como o país reagiu frente à crise econômica e a concepção keynesiana do que aconteceu.

Introdução:
Após a 1ª Guerra Mundial os Estados Unidos passou a ter um papel de destaque na economia mundial. No inicio do século XX viveram um período de prosperidade e grande desenvolvimento, no entanto em 1925 mesmo com todo o bem estar a economia americana começou a vivenciar algumas dificuldades.
“Alguns fatores foram de fundamental importância, para o surgimento de tais complicações; o crescimento da produção não acompanhava o crescimento dos salários. A utilização de máquinas causou muito desemprego.” ( Marxismo Vivo- nº20-pág:44) A regeneração dos país envolvidos na 1ª Guerra Mundial; esses eram grandes compradores dos americano e reduziram de forma significativa suas compras para recuperarem suas economias.
Diante da crescente produção, criada pela expansão econômica americana, da ausência de consumidores para os produtos que foram produzidos em longa escala, consequentemente o preço das mercadorias caem e aconteceu a crise de superprodução. Pois na ausência de um mercado consumidor, não existia a necessidade de produzir mais produtos para

Relacionados

  • Competitividade no setor de telefonia móvel no Estado de São Paulo
    44998 palavras | 180 páginas