A crise asiatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crise Asiática (1997)

3.1 O INÍCIO.
A crise financeira asiática foi marcada pelo ataque especulativo ao bath, moeda tailandesa, que a partir de então passou a flutuar, sendo desvalorizada, deimediato, em 20%. A Tailândia possuía uma dívida externa de cerca de US$ 95 bilhões, gerando um problema já que metade do valor estava com vencimento para curto prazo. Gastou suas reservas rapidamentee houve aumento do seu déficit em conta corrente. O que provocou as consecutivas desvalorizações das moedas dos países membros do tigre.
A Crise Asiática se deu início em 1997, com a imensa fuga decapitais que ocorreu pela mudança de politicas cambias ocorrida na Tailândia que decidiu tornar o cambio flutuante. No curto e médio prazo as soluções apresentadas não surtiram efeitos e foram seagravando cada vez mais.
Os mercados financeiros internacionais tornaram-se muito instáveis e importantes empresas da região asiática passaram por grandes dificuldades financeiras. A crise se estendeupelo ano de 1998, contribuindo para crises cambiais em outros países, incluindo o Brasil (1999).
O que parecia uma crise localizada se espalhou por outros mercados globalizados. As seguidasdesvalorizações da moeda local em relação ao dólar, as quedas dos mercados de ações afetaram e aceleraram as saídas de capital o que estava exigindo uma maior intervenção de investimentos externos. No pico daCrise a grande queda sentida na bolsa de valores de Hong Kong afetou outras bolsas de valores como, por exemplo, a brasileira Bovespa.
O cenário negativo em que se encontrava a economia asiáticademonstrava que a situação financeira não estava estável como se pensava devido ao crescimento do modelo adotado pelos países membros dos tigres.

Crise financeira é uma situação em que em determinadomercado ou em todos os mercados financeiros de uma região, de um país ou do mundo, o pessimismo passa a prevalecer a ponto de a oferta de ativos ultrapassar de longe a sua demanda. O excesso de oferta...
tracking img