A criatividade nas organizações: um estudo comparativo das abordagens sociointeracionistas de apoio à gestão empresarial

Páginas: 8 (1754 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

A CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES:
UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTAS DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL

NATAL/RN
2011.1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ARTHUR GUILHERMERODRIGUES BEZERRA PIRES
BÁRBARA MAIA LIMA MADEIRA PONTES
ELIANA PAULA FELIX FERREIRA DA SILVA
FABIANA COSTA DA SILVA
GEYSON BETWEL SANTOS
LAYANE DE LIMA SILVA

A CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTAS DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa I, do Curso de Ciências Econômicas da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte como requisito parcial da nota da Unidade III da cadeira ministrada pela professora Eponina Eilde da Silva Pereira.

Professora:

NATAL/RN
2011.1
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO4
2AS ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTAS DO PROCESSO CRIATIVO5
ANÁLISE DE DADOS
CONSIDERAÇÕES DINAIS
REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O trabalho trata da criatividade aplicada à gestãoempresarial, em que objetiva-se a exposição e comparação de abordagens sociointeracionistas que ofereçam suporte para modelos de gestão empresarial que buscam o estímulo à criatividade.
A palavra criatividade, do latim creare, significa “dar existência, sair do nada, estabelecer relações até então não estabelecidas pelo universo do indivíduo, visando determinados fins”(PEREIRA et al., 1999: 4).
Aabordagem acerca da criativida surge de uma preocupação filosófica, psicologica e administrativa no tratamento da temática e no desenvolvimento de tal assunto.
Na área das organizações surge do questionamento do papel da criatividade no aprimoramento da produtividade e da qualidade do trabalho. As pesquisas são recentes e escassas. As existentes tentam admitir na área organizacional osresultados das investigações acerca do tema das áreas de artes, psicologia, educação e história da ciência ignorando que se tratam de processos e resultados fundamentalmente diferentes.
Neste sentido, observa-se destaque para a necessidade de se gerenciar pessoas de forma que se gere a criatividade e a inovação e um direcionamento para o desenvolvimento de novas maneiras de trabalho promotoras de umamelhor competição no mercado.


2. ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTAS DO PROCESSO CRIATIVO

“A abordagem sociointeracionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Segundo Vigotsky, a aprendizagem deflagra váriosprocessos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetos e sujeitos em cooperação. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento. Assim, um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal” (Oliveira)
As abordagens sociointeracionistas da criatividade colocam condições para que o processocriativo ocorra, sendo estas 1) a pessoa que cria, 2) as relações interpessoais, 3) o papel do ambiente organizacional e 4) as relações das pessoas que cria com os líderes e com os projetos organizacionais.
Tais aspectos são abordados de diferentes maneiras pelos pesquisadores a seguir, permitindo uma visão mais ampla do processo criativo nas organizações.
OSTROWER (1986) trata da criatividadepor uma perspectiva histórico-social, como potencial inerente ao ser humano, potencial este diretamente influenciado por fatores socioculturais aos quais está submetido e também da consciência de si, que o impulsiona a reconhecer seu potencial para a criação neste contexto em que está inserido. Assim, coloca-se que os processos criativos surgem dentro dos processos de trabalho, pois é ele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DO CONHECIMENTO: O GRANDE DESAFIO EMPRESARIAL, UMA ABORDAGEM BASEADA NO APRENDIZADO E NA CRIATIVIDADE
  • Material de apoio a cadeira de gestão das organizações
  • processo de gestao de criatividade e inovacao nas organizacoes
  • Estudo de caso: gestão empresarial
  • Gestão de pessoas: uma abordagem sobre os programas de incentivos nas organizações
  • Sociologia das Organizações – Gestão pela Qualidade Total e a Abordagem Contingencial
  • Sociologia das Organizações – Gestão pela Qualidade Total e a Abordagem Contingencial
  • A utilização dos demonstrativos contábeis como instrumento de apoio a gestão nas organizações não...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!