A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

3749 palavras 15 páginas
A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Cristiane Szymanski dos Santos, Simone Dechuta Py, Elisane Abreu Correa, Jaqueline Souza das Neves, Nilma Rehbein Moura e Aglae Castro da Silva Schlorke
RESUMO
O estudo da psicomotricidade é recente: antes era abordado apenas excepcionalmente. Primeiramente a pesquisa limitou-se a investigar o desenvolvimento motor da criança. Depois estudou a relação entre o atraso no desenvolvimento motor e o atraso intelectual, o desenvolvimento da habilidade manual e aptidões motoras em função da idade. Atualmente pesquisam-se também as ligações com a lateralidade, a estruturação espacial e a orientação temporal por um lado e, por outro, as dificuldades escolares de crianças de inteligência normal e também tomando consciência das relações existentes entre o gesto e a afetividade. Citando como exemplo a diferença existente entre o caminhar de uma criança segura de si e o de uma criança tímida.
Palavras-chave: psicomotor, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal.
INTRODUÇÃO
A psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente. Ao vermos o corpo em movimento, percebemos a ação dos braços, pernas e músculos gerada pela ação da mente, por isso é necessário, educar o movimento pela mente. A psicomotricidade integra várias técnicas trabalhando todas as partes do corpo, relacionado com afetividade, o pensamento e o nível de inteligência, enfocando a unidade da educação dos movimentos, pondo em jogo as funções intelectuais. O desenvolvimento psicomotor envolve o desenvolvimento funcional de todo corpo e suas partes, sendo através dele que a criança deixa de ser a criatura frágil da primeira infância e se transforma numa pessoa livre e independente do auxílio alheio.
Até os 3 anos, a inteligência é função imediata do desenvolvimento relativo a nervos e músculos. Mais tarde, esta associação é rompida e a inteligência e a motricidade tornam-se independentes. E mantêm-se somente nos casos de retardamento mental.
Um

Relacionados

  • Histórico da Psicomotricidade
    4204 palavras | 17 páginas
  • A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
    36842 palavras | 148 páginas