A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE

As crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida, ocontato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, demovimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. As crianças iniciam o reconhecimento de certas regularidades dos fenômenos sociais e naturais e identificam contextos nos quais ocorrem. Costumamrepetir uma ação varias vezes para constatar se dela deriva a mesma consequência. Movidas pelo interesse e pela curiosidade e confrontadas com as diversas respostas oferecidas por adultos, outras criançase/ou por fontes de informação, como livros, notícias e reportagens de radio e tv etc..., as crianças podem conhecer o mundo por meio da atividade física,afetiva e mental, construindo explicações subjetivas e individuais para os diferentes fenômenos e acontecimentos.

O brincar de faz-de-conta possibilita que as crianças reflitam sobre o mundo. Aobrincar, as crianças podem reconstruir elementos do mundo que as cerca com novos significados, tecer novas relações, desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e materiais paraatribuir-lhes novas significações, imprimir-lhes suas ideias e os reconhecimentos que tem sobre si mesma, sobre as outras pessoas, sobre o mundo adulto, sobre os lugares distantes e conhecidos. Na medidaem que se desenvolve e sistematiza conhecimentos relativos à cultura, a criança constrói e reconstrói noções que favorecem mudanças no seu modo de compreender o mundo, permitindo que ocorra umprocesso de confrontação entre suas hipóteses e explicações com os conhecimentos culturalmente difundidos nas interações com os outros, com os objetos e fenômenos e por intermédio da atividade interna e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). A criança, a natureza e a sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-a-Natureza-e-a/790250.html

MLA

"A criança, a natureza e a sociedade" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-a-Natureza-e-a/790250.html>.

MLA 7

"A criança, a natureza e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-a-Natureza-e-a/790250.html>.

CHICAGO

"A criança, a natureza e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-a-Natureza-e-a/790250.html.