A criança surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Alessandra Viana

A política de saúde no Brasil de Maria Inês Souza Bravo trás uma trajetória histórica de como foi constituída a saúde no Brasil nos séculos XVIII à inicio do século XX

No Brasil no século XVIII a assistência medica era pautada na filantropia que apresenta o conceito de ajuda aos necesssitados com base na igreja. No século XIX surge a vigilância do exercício profissionale as campanhas, só então no século XX que de fato acontece iniciativas de modificação na saúde partindo dos movimentos operários. Tais políticas visavam dar apoio ao modelo econômico agrário-exportador, garantindo condições de saúde para os trabalhadores empregados na produção e na exportação. As campanhas visavam ao combate de endemias tais como a peste, a cólera, a varíola, dentre outras, taisepidemias gerava um numero significativo de mortes dos trabalhadores e nessa época perder trabalhadores.

O pais estava no processo de industrializa as pessoas estavam saindo do campo e indo as cidades superlotando – as formando cortiços que era um aglomerado de pessoas morando em pequenos espaços, com isso surge as epidemia das doenças, também havia a questão dos imigrantes que chegavam aoBrasil trazendo novos tipos de doenças

O estado, como manutenção da ordem social capitalista nas relações de classes sociais precisava dar respostas, começa a criar instituições para isolar e esconder as pessoas contaminadas, não estava tratando nenhum tipo de doença.

Em questão dos estrangeiros contaminados o Brasil consegue ter controle por meio das campanhas sanitárias, com a intenção dealertar as pessoas do risco de contaminação, porem faz esse alerta sempre responsabilizando o próprio individuo e o estado se ausenta da responsabilidade.

O grande foco nessa época era as epidemia, as campanhas não conseguiam ter controle sobre a população com isso perdia trabalhadores.

A previdência e a saúde nascem juntas na década de 30 e se preocupa com os trabalhadores por causa da mão deobra para não parar o sistema capitalista, surge em 1923 a Lei Elói Chaves, criando as CAPs - Caixas de Aposentadoria e Pensão essas eram divididas entre trabalhadores padrão e estado. Eram organizadas pelas empresas, e ofereciam assistência médica, medicamentos, aposentadorias e pensões, que dava aos trabalhadores e a seus familiares a garantia de atendimento era de forma curativa.Essesassalariados urbanos movidos pelo sistema capitalista de acumulação se caracterizavam como sujeitos importantes no cenário político,mas precisava ser criadas políticas com a intervenção estatal, a característica nesse momento foi a aceleração da urbanização e a massa de trabalhadores, que apresentavam condições precárias de higiene, saúde e habitação.

Na década de 30 com a criação dos Institutos deAposentadorias e Pensões (IAP), foram criadas e se estendeu para um numero maior de categorias pois antes era restrita aos ferroviários e marítimo, esse fato ocorre para antecipar as reivindicações da categoria e não como uma cobertura ampla na questão de saúde, a autora deixa claro que; (...) “ A previdência preocupou-se mais efetivamente com a acumulação de reservas financeiras do que com a amplaprestação de serviço

O Plano SALTE(Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). Sob influência do Plano Salte em 1953, se desenvolvem de forma paralela as instituições previdenciárias com o intuito de manter reproduzir a força de trabalho cada vez mais urbana e fabril. Desse modo a criação das instituições previdenciárias serve como instrumento para amenizar as tensões sociais e controlar as forçasde trabalho

O modelo inicial da assistência médica não era universal e baseava-se nos vínculos trabalhistas. Tinham direito aos benefícios somente trabalhadores com carteira assinada que precisava apresentar no atendimento medico.As empresas que eram associadas junto as categorias de trabalho era muito importantes para movimentar a economia do pais.

O Estado não oferecia nenhum tipo de...
tracking img