RESENHA

O processo de alfabetização escolar recebeu um tratamento bastante diferenciado de Ana Luíza Bustamante Smolka em sua obra intitulada A criança na fase inicial da escrita: a alfabetizaçãocomo processo discursivo (1999), onde a mesma, analisa alguns pontos concernente a tarefa pedagógica de alfabetização em nossas escolas, que tem favorecido para que um enorme índice de crianças nãoconsiga aprender a ler e escrever, tornando-se marginais em uma sociedade letrada, crescentemente globalizada e dominada pela indústria cultural.

Essa obra é resultado de quase duas décadas depesquisa desenvolvida com o intuito de investigar quais os processos e estratégias utilizados pelas crianças na interpretação da linguagem escrita, e como o pré-escolar vem trabalhando este tipo delinguagem antes do início da instrução formal. O objeto da pesquisa foi, inicialmente, um grupo de 12 crianças de diferentes contextos e classes sociais, mais tarde Smolka ampliou sua pesquisa para o Centrode Atendimento ao Pré-escolar, para trabalhar com as crianças e as mães, deste Centro.

Segundo Smolka, o processo de alfabetização nos moldes tradicionais, onde a construção e aquisição da leitura eda escrita pelo (a) alfabetizando (a) faz-se através de métodos convencionais, como a silabação e a palavração, por exemplo, é algo extremamente preocupante e que urge ser repensado e analisado.Pois, até agora, a questão da alfabetização tem se evidenciado enquantoinstrumento e veículo de uma política educacional que ultrapassa amplamente o âmbito meramente escolar e acadêmico. A ideologia da‘democratização do ensino’ anuncia o acesso à alfabetização pela escolarização, mas, efetivamente, inviabiliza a alfabetização pelas próprias condições da escolarização: oculta-se e se esconde nessaideologia a ilusão e o disfarce da produção do maior número de alfabetizados no menor tempo possível. Nesse processo da produção do ensino em massa (…), as práticas pedagógicas não apenas discriminam [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). A criança na fase inicial da escrita. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-Na-Fase-Inicial-Da/794242.html

MLA

"A criança na fase inicial da escrita" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-Na-Fase-Inicial-Da/794242.html>.

MLA 7

"A criança na fase inicial da escrita." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-Na-Fase-Inicial-Da/794242.html>.

CHICAGO

"A criança na fase inicial da escrita." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Crian%C3%A7a-Na-Fase-Inicial-Da/794242.html.