A criança explorando o espaço geografico em que vive.

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
PÓLO DE COLÍDER, MUNICÍPIO DE APIACÁS - MT

A CRIANÇA EXPLORANDO O ESPAÇO GEOGRAFICO EM QUE VIVE.

PLANO INTERVENTIVO

HELOISA QUESSADA JUSTINO DE ALMEIDA

A CRIANÇA EXPLORANDO O ESPAÇO GEOGRAFICO EM QUE VIVE.

Plano Interventivo apresentado aocurso de licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil, modalidade à distância, do Núcleo de Educação Aberta e a Distância, do instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, Pólo de Colíder - MT

TEMA: A criança explorando o espaço geográfico em que vive.
SUBTEMA: Paisagens do campo e paisagens da cidade.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: HISTORIA E GEOGRAFIA
LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DOPLANO: Este plano será desenvolvido na Escola de Educação Infantil do Centro de Promoção Educacional deste município.
PÚBLICO ALVO: Para crianças de 5 anos de idade, das 13:00 as 17:00 horas.

JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e de extrema importância que se trabalhe a Historia e a Geografia proporcionando as crianças instrumentos essenciais para compreensão e intervenção na realidadesocial. Por meio delas as crianças podem compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivem, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirirem uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecem com ele. Também levá-las a conhecer as múltiplas relações de um lugar com outroslugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as marcas do passado no presente. Assim a historia e a geografia, torna-se essencial na educação infantil e principalmente a questão da paisagem geográfica com as crianças e levá-las a perceber a paisagem como sendo compreendida como tudo aquilo que a nossa vista alcança.
OBJETIVOS
• Observar, descrever e analisar elementos de paisagensurbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.

FINALIDADES
• Este plano interventivo tem por finalidade fazer com que as crianças percebam origem natural e cultural diferente paisagens e principalmente de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
• Paisagem, campo, cidade, urbano, rural.

MATERIAL NECESSÁRIOTexto de apoio ao professor e figuras que tenha a imagem de paisagens rurais e urbanas. Também serão utilizados os seguintes materiais na confecção de cartazes em grupo e de trabalhos e pinturas individuais: lápis-de-cor, canetinha, tinta guaxe, cartolina, Sulfite, tesoura, cola, sucata massa de modelar, etc.
METODOLOGIA DE EXECUÇAO
• Uma vez definido o plano, funcionará da seguinte forma:• As crianças terão duas aulas para o desenvolvimento das atividades sendo que para, a atividades serão desenvolvidas na sala.
• O planejamento foi feito de acordo com a faixa etária de 5 anos de idades, sendo modificado e acrescentado novas atividades, no decorrer de seu desenvolvimento.
• Durante todo o desenvolvimento do plano será feito anotações avaliativas das crianças acercade sua participação nas atividades desenvolvidas.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
PRIMEIRA AULA:
• Conversaremos com as crianças numa roda-de-conversa, onde será apresentado quais são os espaços que eles já tiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja na cidade ou no campo. Será importante que as crianças procurem também mostrar diferenças entre esses espaços e os de sua freqüênciaou convivência habitual. Aproveitaremos a oportunidade para saber mais das crianças quais diferenças existentes eles, e se percebem a diferença entre o campo e a cidade e como seria a vida em cada um deles. Ouviremos os relatos e opiniões e esclareceremos que na próxima aula eles poderão examinar com mais detalhes como eles se organizam, o que poderá ajudá-los a melhor compreender os seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o espaço geografico
  • Espaço Geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço Geográfico
  • espaço geografico
  • Espaço geográfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!