A criança com tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOR: Gracieli Nunes
A criança com TDAH
A criança com TDAH sempre foi alvo de preocupação por parte de educadores e psicólogos, por constituir-se num problema, tanto na escola como no lar.
Sua inquietude, exuberância e intensa atividade motora fazem com que as outras pessoas que estão por perto, sejam elas crianças ou adultos, se sintam mal. Elas, por sua vez têm grande dificuldade dese adaptar ao meio e são prejudicadas, principalmente na escola, não conseguindo promoção nem aproveitamento de outras crianças, mesmo apresentando um bom nível de inteligência. Sua incapacidade para prestar atenção impede que elas tenham uma percepção ambiental de acordo com o estimulo recebido, por isso suas respostas são consideradas socialmente inadequadas.
Nem sempre a idade determina oproblema, antes pelo contrário, segundo nossa experiência, ela o aumenta. O que era tolerado na primeira infância e muitas vezes aceito por se tratar de crianças mais novas, aos poucos vai se tornando intolerável até que os pais se dirigem ao médico ou psicólogo em busca de soluções.
O principal problema de psicólogos quando tais crianças lhes são encaminhadas, é o diagnóstico das causas quedeterminam sua conduta turbulenta e hiperativa.
Entre os sintomas comuns, a dificuldade de atenção é a fonte de graves conseqüências para a criança que não pode resistir aos estímulos e ao mesmo tempo se distrai com uma mosca que passa perto dela, incapaz de concentrar-se por muito tempo. A falta de controle cortical não lhe permite um esforço prolongado de atenção, o que determina baixorendimento nos estudos e, por muitas vezes, atitudes e reações que são atribuídas ao mau comportamento.
A falta de compreensão do verdadeiro problema dessas crianças leva os pais e educadores a dar-lhes castigos que não são apenas ineficientes, mas altamente prejudiciais, pois a criança não tem o mínimo controle consciente sobre sua dificuldade. A criança se mostra impulsiva, não pára quieta, todosos estímulos, até aqueles que passam despercebidos pelas outras crianças, para a hiperativa exige resposta muito intensa; onde quer que ela encontre, gera confusão.
Segundo a monografia publicada pela Syracuse Press University sobre um método de ensino, aborda o seguinte aspecto:
Para crianças com lesão cerebral ou hiperativas, quatro elementos são julgados essenciais para criar um bom ambientede ensino para esse tipo de criança:
a) Redução de estímulos do ambiente;
b) Redução de espaço;
c) Estrutura do programa em um plano de vida;
d) Aumento progressivo no valor estimulante do material de ensino empregado.
Como a criança hiperativa se distrai com muita facilidade, o autor do método aconselha a redução de estímulos, inclusive quanto à cor das paredes, mobília eassoalho. As paredes deveriam ser à prova de som e assim sucessivamente.
Quanto ao programa estruturado, dirigido inteiramente, tanto na escola como no lar, pode trazer benefício embora tire muito da livre iniciativa e diminua consideravelmente a espontaneidade da criança.
Esses elementos e mais o aumento seletivo dos estímulos do material de ensino poderão, de certa forma, condicionar a criançapara o aprendizado, mas o ideal, em qualquer um dos casos, é a remoção das coisas.
No caso de terem os problemas uma origem orgânica, o tratamento básico deve ser neurológico, ao passo que, caso fique constatado que a criança turbulenta é portadora de problemas emocionais, estes devem ser resolvidos com uma terapia.

2.4 O papel do educador em relação às crianças que apresentam distúrbio decomportamento

Há uma grande variedade de intervenções especificas que o professor pode fazer para ajudar a criança com TDAH a se ajustar melhor à sala de aula?
Proporcionar estrutura, organização e constância (exemplo: sempre a mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regra claramente definida).
Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do...
tracking img