A criação de valor para a empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com o intuito de maximização das riquezas para os seus proprietários e acionistas, diversas empresas têm como obrigação, cada vez mais, buscarem estratégias de gestão que possibilitem não somente o conhecimento, o controle e a redução de seus custos, mas que também promovam a criação de riqueza, quando considerado o capital investido nos negócios. Neste contexto, a contabilidadegerencial é de extrema importância para alcançar a consecução dos objetivos propostos e seus gestores devem dominar tal ferramenta aliada a métodos para evidenciar o verdadeiro valor adicionado aos proprietários. Desta forma colocará a empresa em uma situação de atratividade para ser investida por acionista, o qual por não participar da rotina da empresa, necessita de ferramentas que traduzam o quede fato ocorre internamente, em se tratando de resultado e assim acompanhar o seu investimento e se este está gerando valor.
O atual foco das pesquisas sobre a missão das entidades empresariais está centrado no conceito de criação de valor, associando dentro do mesmo escopo o processo de informação gerado pela Contabilidade para que as entidades cumpram adequadamente sua missão. Pois asempresas atuais, a fim de se adequarem à crescente competitividade global da economia, estão realizando inúmeras mudanças. A reestruturação constante, que já está incorporada ao cotidiano da maioria das empresas, promove a busca de posturas gerenciais mais eficientes e eficazes. A constante procura de novas metodologias de gerenciamento é de suma importância para a contínua oxigenação das empresasdentro do quadro mundial que se apresenta.

Problema

Teve-se como problema neste trabalho demonstrar o fato que todo investimento gera risco, por menor que seja de ganho ou perda.
No geral, o risco está associado ao retorno, quanto maior o risco, maior a possibilidade de ganho. Isso faz com que os investidores avaliem de maneira mais intensa onde aplicarem seu capital, tentando predizer aomáximo os riscos que poderão sofrer.
No mercado de capitais, o principal meio de verificar esses riscos é o acompanhamento do desempenho da empresa a qual está sendo investida.
Para os proprietários ou acionista deve-se acompanhar não somente o retorno contábil mas, principalmente o retorno das ações a qual se pretende investir.
Porém, somente com base nas Demonstrações Financeiraspublicadas, não é possível mensurar esse tipo de risco. Surgindo assim diversas ferramentas gerenciais para agregar a contabilidade gerencial para evidenciar o desempenho.

Objetivo

Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir a importância da contabilidade gerencial para o conceito de criação de valor e apresentar os indicadores mais usados para avaliação do desempenho empresarial que são o ROI(Retorno sobre Investimento), ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido), ROA (Retorno sobre Ativo) e o método EVA( Valor Econômico Adicionado). Para tanto, conheceremos as abordagens envolvidas no processo de geração do Valor, a utilização como ferramenta gerencial a fim de tomada de decisões e como calcular, visando, principalmente à compreensão de tais ferramentas.
Justificativas

Asupremacia das empresas nestes ambientes competitivos encontra-se em descobrir suas ineficiências antes de seus rivais de mercado, atividade difícil e que dará o verdadeiro diferencial competitivo diante da concorrência, pois o mercado competitivo atual deixa espaço somente para empresas eficientes que se mostram capazes de agregar valor em suas decisões, ou seja, o lucro somente garante a continuidade deum empreendimento se conseguir, pelo menos, igualar-se ao custo de oportunidade do capital investido. Daí a importância do gestor evidenciar, através da contabilidade gerencial e seus métodos de análises, se o retorno oferecido se mostra capaz ou não de remunerar o risco assumido em uma decisão ou investimento.
Nessa visão moderna de gestão, em agregar valor, passa-se a exigir uma atuação...
tracking img