A criação da urss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2010 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRIAÇÃO DA URSS – UNIÃO SOVIÉTICA
INTRODUÇÃO
Durante 69 anos, de 1922 a 1991, a União Soviética foi a maior potência comunista do mundo. Mas como isso aconteceu?
Até 1917 o Império Russo tinha a maior população da Europa e um dos maiores problemas sociais: a extrema pobreza do povo.Insensíveis a essa situação, os governantes russos, comandados pelo czar (imperador), levavam uma vida de luxose privilégios. Chegou um momento, entretanto, em que forças de oposição políticas se organizaram para exigir mudanças. A situação radicalizou-se. Iniciou-se o processo de revolução que culminou fazendo da Rússia o primeiro Estado socialista do mundo. Surgiu, depois, a União Soviética, que foi uma das maiores potências do século XX.
IMPÉRIO RUSSO ATÉ 1917
A CORRENTE MARXISTA ENTROU EM CENA NALUTA CONTRA O CZAR
Até 1917, o Império Russo foi governado por monarquias absolutistas comandadas pelos czares (titulo atribuído ao imperador da Rússia desde o século XVI até 1917). Essa monarquia era sustentada, principalmente, pela nobreza rural, saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Cristã Ortodoxa, a mais importante organização religiosa do país.
Com 175 milhõesde habitantes, a população do império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Mais de 80% dessa população morava no campo e era duramente explorada pela nobreza rural.
INDUSTRIALIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA OPERÁRIA
A industrialização do Império Russo começou tarde em relação à Europa ocidental. Foi impulsionada por capitais estrangeiros (franceses, alemães,belgas), que receberam estímulos para entrar no país durante o governo do czar Nicolau II.
Os investimentos industriais concentraram-se em cidades populosas como moscou, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades formou-se um operariado de aproximadamente três milhões de trabalhadores. Esse operariado recebia salários miseráveis e vivia submetido a penosas jornadas de 12 horas de trabalho.
Reunianas fábricas, a classe operária foi tomando consciência das injustiças sociais de que era vítima. Foram surgindo várias organizações operárias, que se tornaram um campo fértil para o florescimento de idéias socialistas revolucionárias.
Com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa ocidental, a Rússia também recebeu do exterior influências das novas correntespolíticas que se chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo (conjuntos de doutrinas desenvolvidas por Karl Marx que criticava a exploração capitalista e defendiam a construção do socialismo), eu deu origem ao Partido Operário Social-Democrata.
Esse partido, que lutava contra a ditadura czarista, foi violentamente perseguido pelapolítica do czar, sendo desarticulado dentro da Rússia em 1898. Lutando contra sua extinção, o partido Operário Social-Democrata voltou a se organizar no estrangeiro (Londres, Munique, Genebra). Seus principais líderes políticos eram : Georgi Plekhanov, Vladimir Ulianov (conhecido como Lenin) e Lev Bronstein (conhecido como Trotsky).
MENCHEVIQUES E BOLCHEVIQUES
Em 1903, os membros do Partido OperárioSocial-Democrata dividiram-se em dois grupos divergentes:
Os Bolcheviques: defendiam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado por meio de um partido disciplinado que representasse os operários e os camponeses. Principal líder: Lenin. O termo Bolchevique significa maioria.
Os Mencheviques: defendiam que ostrabalhadores poderiam conquistar o poder estabelecendo alianças com a burguesia. Acreditavam que era necessário esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para darem início à ação revolucionária dos trabalhadores. Principais líderes: Martov e Plekhanov. O termo menchevique significa minoria.
A REVOLTA SOCIAL DE 1905
Entre os anos de 1904-1905, a Rússia entrou em guerra com o Japão. A causa...
tracking img