A criação da sudene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURTO DE DESENVOLVIMENTO
A Criação da SUDENE, e o Nascimento da Indústria Automobilística no Brasil

Francesco de Lorenzi Cancelier S. Mondo
João Spillere Venturini
Marcos Souza de Mello
Rafael Pavanatti
Tadeu Lino Dagostin
Prof. Janio Cezar Conti
Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera – FACIERC
Bacharelado em Administração de Empresas – Economia Brasileira
13/11/2011RESUMO

A história do Brasil, é marcada por desigualdades regionais mas pouco se tava atenção ao mesmo, porém em 1958 após a grande seca, fica evidente a necessidade da criação de medidas políticas para que aja um desenvolvimento igualitário entre as regiões, para tanto o Governo Federal instituiu o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste – GTDN e no ano de 1959 baseado emrelatórios de Celso Furtado, criam a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE. Em contrapartida a esta forma desigual de crescimento, existe o nascimento da indústria automobilista no Brasil que evidência ainda mais as desigualdades regionais. O trabalho apresentado é uma revisão Bibliográfica, e tem como objetivo mostrar a realidade, quanto as desigualdades regionais e apresentar asmedidas tomadas pelo Governo Federal, mostrando também o surgimento da indústria automobilística no estado de São Paulo durante o mesmo período. Fica claro que as medidas tomadas não tem por objetivo eliminar, mas sim amenizar as desigualdades regionais, criando oportunidades de crescimento em regiões de baixo desenvolvimento.

Palavras-chave: SUDENE. Indústria Automobilística. Desenvolvimento.1- INTRODUÇÃO

As desigualdades regionais fazem parte da história de desenvolvimento do país desde a era colonial, onde os produtos primários favoreciam apenas a região que a produzia e não o país num todo. Nos XVI e XVII, o Nordeste brasileiro era beneficiado pelo ciclo da cana-de-açúcar, já no século XVIII era a vez do estado de Minas Gerais, que se desenvolveu com o ciclo do ouro,nos século XIX e XX com a economia cafeeira houve um desenvolvimento maior da região Sudeste tendo um destaque maior o estado de São Paulo. De acordo com Pereira (1986, p. 84)[…]o desequilíbrio básico está no monopólio dos meios de produção e da técnica por uma minoria de capitalistas e tecnoburocratas. Sendo assim o subdesenvolvimento da economia brasileira é caracterizado por quatro fatoresbásicos: concentração de renda; desequilíbrios regionais; desequilíbrios entre a indústria e a agricultura e desequilíbrios entre os setores monopolistas e estatais.

No entanto houve um crescimento econômico no Nordeste porém inferior ao resto do país. No período de colonização está região foi centro do capitalismo mercantil, durante o ciclo do café e mais tarde com a industrialização, arenda passou a ser concentrada no Sudeste do país. Este fenômeno foi identificado quando a grande seca de 1958 mostrou a cruel realidade da região, como medida para tal o governo instituiu o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste - GTDN - o qual estabelece políticas de desenvolvimento regional com incentivos e regulação do Estado, através de Superintendência de Desenvolvimento doNordeste (SUDENE), órgão criado por Celso Furtado e instituída pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 15 de dezembro de 1959, com o objetivo de reduzir a desigualdade entre as regiões do país, o papel da mesma era não permitir o agravamento das diferenças regionais, e não elimina-las.

2 - SOBRE A SUDENE

Missão

A missão institucional da SUDENE é de "promover o desenvolvimento includentee sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional”

A SUDENE era de fato um órgão de planejamento e destinada a promover o crescimento da região oferecendo condições para elevação do nível de vida da população. Ao criar a SUDENE, a GTDM, utilizou como base as ações proposta em um de seus relatórios,...
tracking img