A crainaça concreta, completa e contextualizada: a psicologia de henri wallon

1795 palavras 8 páginas
Introdução

Quando um organismo tem qualquer alteração em seu metabolismo, isso pode significar muitos problemas. Os sistemas apresentam propriedades especiais que devem ser mantidas para que funcionem adequadamente. Sendo assim, se a pressão de um indivíduo sobe, deve baixar; se há muito sal em seu organismo, deve-se diminuir; se o corpo esquenta, deve-se esfriar. Para todas essas e outras circunstâncias, o sujeito tem mecanismos para reverter a função alterada para padrões adequados, ou seja, normais. A estabilidade das funções de um organismo, garantida por mecanismos fisiológicos e comportamentais é chamada de homeostase.

Homeostase

Homeostase vem do grego homeo = igual e stasis = ficar parado, significa o consumo de energia necessário para manter uma posição num equilíbrio dinâmico, ou seja, embora as condições externas possam estar sujeitas continuamente a variações, os mecanismos homeostáticos asseguram que os efeitos destas mudanças sobre os organismos sejam mínimos. No homem e em outros mamíferos superiores, a homeostase acontece tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos. O aparelho circulatório é de extrema importância para a conservação da homeostase, pois, proporciona metabólitos aos tecidos, elimina os produtos não utilizados, participa na regulação da temperatura e no sistema imunológico.
As glândulas endócrinas por sua vez, controlam os níveis de hormônios no sangue. O hipotálamo recebe informações do cérebro, do sistema nervoso e endócrino e a integração de todos estes sinais torna possível o controle da termorregulação, o equilíbrio de energia e a regulação dos fluidos corporais. O aumento ou a diminuição de uma determinada função provoca uma alteração tanto física quanto química no organismo. Essa alteração desencadeia uma reação para a correção funcional,

Relacionados