A costrução das politicas sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

CRISTINA CASTRO NUNES

A costrução das politicas sociais no brasil

IRECE
2011

CRISTINA CASTRO NUNES

A costrução das politicas sociais no brasil

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social)da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina[interdiciplinar ].

Prof. Clarice,Daniela,Maria e Paulo

Irece

2011

SUMARIO

Introdução.................................................................................04

Desenvolvimento.......................................................................05 a 09Conclusão...................................................................................10

Referencias.................................................................................11

INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta como ocorreu o processo de construção das políticas sociais no Brasil. A relação do Estado e a mobilização da sociedade diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc.Irá relatar também o surgimento do Serviço Social e sua atuação neste contexto histórico.
A política social tem sua origem no modo capitalista de produção da vida social, não como uma política do capital e, sim, como uma luta dos trabalhadores na ampliação do preço de sua força de trabalho. Na sua origem, não é uma política para atender ao “mercado” , mas para se contrapor a ele, e garantirespaços de consolidação de atendimentos a necessidades sociais não mercantilizáveis em si mesmas – daí, inclusive, o caráter público da política social
Politicas socias é cidadania é um direito do homem e do cidadão, resultam nas relações e dos conflitos sociais em determinados momentos da historia de um povo.
Deste modo, para comentar o processo de formação da costrução das policicas sociais noBrasil, temos de recuar ao nosso passado histórico, para então voltar ao presente acompanhando as relações, os conflitos, os interesses e os grupos sociais que foram construindo a cidadania brasileira tal como a vivemos hoje.

DESENVOLVIMENTO

Na década de 30 do século passado, ocorreu uma intensificação do processo de industrialização e um grandedesenvolvimento do capitalismo, fazendo com que as expressões da questão social ficassem mais aparentes.
Nesta época, começaram a aparecer sinais de descontentamento e frustação da classe média e dos grupos de intelectuais. Ocorrem vários movimentos políticos contra a administração pública, considerada por muitos como ineficiente e inábil. Protestava-se também contra a falta de soluções para as crisessociais, econômicas e políticas. diante desta situação foi estabelecida uma série de medidas de politicas sociais de caráter preventivo, para tentar amenizar a insatisfação da classe trabalhadora e manter a ordem do sistema capitalista.
Essas políticas sociais, em sua maioria, também beneficiava a classe média e burguesa, dando condição para o aumento da produção, gerando com isso um aumento aindamaior do capitalismo no Brasil. Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, e promulgou uma legislação trabalhista que respondia, de certa forma, as necessidades   do trabalhador e aos interesses da indústria cada vez mais emergente
O campo das políticas sociais, embora carecendo de um maior rigor conceitual, recebe sua melhor definição quando trata do conceito de cidadania. Assim, aspolíticas sociais tratariam dos planos, programas e medidas necessárias é reconhecimento, implementação, exercício e gozo dos direitos sociais reconhecidos em uma dada sociedade como incluídos na condição de cidadania, gerando uma pauta de direitos e deveres entre aqueles aos quais se atribui a condição de cidadãos e seu Estado.

Além dos direitos sociais, os direitos civis e políticos,...
tracking img