A Cosmovis O Dos Escritores Sagrados 345560

1194 palavras 5 páginas
A COSMOVISÃO DOS ESCRITORES SAGRADOS

Fabiano Gabriel Gonçalves Rodrigues
Professora Nair Alves Dias
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular
Hermenêutica
18/04/15

RESUMO
Partindo do pressuposto que a bíblia é inspirada por Deus, é analisado o efeito da intelectualidade e da cosmovisão dos escritores bíblicos nos estilos literários dos textos sagrados, como foi dada a revelação divina através dos textos e a relevância disto no trabalho hermenêutico.

Palavras-chave: cosmovisão; escritores; inspiração.

1 INTRODUÇÃO
Considerando que aqueles que ouvem a mensagem de Deus são homens, nada mais inteligente da parte de Deus utilizar os próprios homens para tornar sua mensagem escrita inteligível a qualquer ser humano. Por mais que a palavra revelada de Deus (gr. Rhema) venha ao encontro do coração daquele que a recebe, numa experiência íntima com Deus, ela precisa ser transmitida através da verbalização simples, que é eternizada pela palavra escrita (gr. Logos). E a palavra escrita, contém atributos divinos, como a inspiração, mas também conta com toda a riqueza literária que é dada pelos seus escritores.

2 A INSPIRAÇÃO DIVINA DAS ESCRITURAS

Um dos dogmas mais importantes da igreja é que a Bíblia é a palavra de Deus. E sendo a palavra de Deus, ela é inspirada por Ele. A teoria mais plausível sobre a inspiração das sagradas escrituras é a da inspiração plenária, que considera que Deus guiou a escolha das palavras pelos escritores na redação dos textos, de acordo com a personalidade, contexto cultural e cosmovisão desses escritores. Chamamos a atenção que não é utilizado o termo “autores”, porque parte-se do pressuposto que o Autor das escrituras é Deus, os homens são meros redatores, transmissores da revelação divina. Refutamos a teoria do ditado verbal, que considera que Deus ditou palavra por palavra aos escritores. Isto anularia completamente a ação intelectual desses escritores na redação dos textos bíblicos. Refutamos também com mais veemência ainda a teoria do

Relacionados