A corrupção na política, causas e consequências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A corrupção no Brasil e suas causas
Estamos sendo surpreendidos novamente por outras notícias de corrupção tanto na esfera federal como em alguns Estados e municípios. Essas notícias se repetem de tempos em tempos, o que demonstra que a corrupção está sempre presente, e somente estava oculta. Nesta década, a corrupção tem aumentado de forma alarmante, devido à impunidade. Há alguns anos o Brasilfoi classificado nos EUA como um país de "corrupção endêmica”, o que gerou muitos protestos das nossas autoridades, que consideraram essa afirmação uma ofensa ao país. Na realidade a classificação da Transparência Internacional em 2010 coloca o Brasil em 69º lugar no mundo em relação à corrupção, com índice 3,7 numa escala de 10, abaixo até de alguns países africanos. Esse índice não mudou muitodesde 2001. Ora, isso, de fato, caracteriza uma corrupção endêmica. Já o Padre Vieira, no século XVII pregava contra a corrupção do seu tempo. Mais tarde, Ruy Barbosa lamentava a desonestidade que prosperava tanto no país. Como vemos, a corrupção está arraigada no Brasil desde remotas épocas. Desse modo, não adiantaria uma campanha nacional contra a corrupção, mas seria necessário promover aeducação das crianças para tentar mudar essa tendência.
Não precisamos analisar muito profundamente tal situação para entender que essa distorção de comportamento retarda o desenvolvimento do nosso país, pois as verbas públicas desviadas pela corrupção impedem a realização de melhorias em estradas, construção de casas populares, melhor atendimento à saúde, e segurança pública e explicam a maioria denossas deficiências. A corrupção não é somente de políticos e servidores públicos, mas também de empresas mancomunadas. O exemplo desse comportamento vergonhoso sem adequada punição se espalha pelo restante da população e produz uma deterioração da sociedade resultando em mais prejuízo ao país, ao diminuir as verbas públicas disponíveis, por exemplo, por causa da sonegação de impostos.
Se nãohouvesse tantas pessoas movidas pela ânsia de obter dinheiro a qualquer custo, diminuiríamos o avanço da corrupção. Se essas pessoas tivessem um pouco mais de amor ao país, e não pusessem a sua paixão pelo dinheiro acima do interesse dos seus concidadãos, principalmente dos mais desfavorecidos, que são privados das suas necessidades mais básicas como alimentação, moradia e emprego, teriam menoscorrupção. Se as pessoas não se iludissem tanto com o dinheiro como se fosse o único responsável pela felicidade, e acreditassem mais na solidariedade como um dos meios mais eficientes de serem felizes, teríamos menos corrupção. Mas como conseguiríamos mudar esse comportamento que na verdade não beneficia nem o corrupto e muito menos aos seus concidadãos? Não seria com campanhas de conscientização, nemdiscursos e talvez nem mesmo com punições mais severas. As más tendências são difíceis de eliminar. “Como diz aquele provérbio: O lobo perde o pelo, mas não perde o vício”. Poderíamos obter mais resultado com a educação do nosso povo. Essa educação deveria ser implantada desde os primeiros anos de vida das crianças. Há entretanto um problema. Os pais geralmente trabalham e têm pouco tempo para sededicarem a uma educação eficiente de seus filhos. A solução seriam creches públicas com pessoas habilitadas para promover a educação das crianças. O que vem acontecendo atualmente é que as crianças chegam às escolas, quase sem nenhuma educação proporcionada pelos pais, numa idade em que a tentativa dos professores de corrigir o mau comportamento é quase impossível, o que tem resultado em desrespeitoe até em agressões aos professores, na violência entre os alunos e na indisciplina e na insubordinação, com prejuízo à aprendizagem.
Então temos um impasse: a educação é a solução para a maioria dos problemas do Brasil, mas as escolas se tornaram o local do encontro de todas as falhas ocasionadas pela impossibilidade de os pais darem limites aos seus filhos, o que transformou as escolas em...
tracking img