A corrida dos cavalos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As corridas no Hipódromo

“Os Maias” de Eça de Queirós

Trabalho realizado por:
Joana Silva Nº14
Maria João Cabral Nº21
Mariana Marques Nº22
Índice

Introdução………………………………………………………………………………………………….pág.3
Resumo do episódio………………………………………………………………………………………………pág 4
Localização espácio-temporal da intriga………………………………………………………pág.
Monólogointerior………………………………………………………………………………………pág.
Personagens……………………………………………………………………………………………….pág.
Crítica social - O ser e o parecer
Visão caricatural da sociedade feminina………………………………………………………pág.
A mentalidade provinciana…………………………………………………………………………pág.
O desejo de imitar o estrangeiro………………………………………………………………..pág.
A linguagem das personagens………………………………………………………………….pág.
A linguagem e o estilo queirosiano
-Impressionismo…………………………………………………………………………………………..pág.
-O uso expressivo doadjectivo e do advérbio……………………………………………..pág.
-O verbo……………………………………………………………………………………………………..
-O diminutivo………………………………………………………………………………………………
-Os neologismos e os galicismos……………………………………………………………………
-Recursos estilísticos………………………………………………………………………………….
Conclusão………………………………………………………………………………………………..pág.
Sitegrafia e Bibliografia……………………………………………………………………………….pág.

IntroduçãoO episódio das Corridas no Hipódromo encontra-se no capítulo X, da obra “Os Maias” e combina os dois níveis narrativos da mesma: a intriga principal e a crónica de cotumes. Insere-se na crónica de costumes, uma vez que tem como objetivo criticar a sociedade, isto é, elaborar uma sátira. Por outro lado, pertence à intriga principal, pois Carlos assiste às corridas com o intuito de se apresentar àsenhora Castro Gomes.
No hipódromo assistem-se a quatro corridas: a do 1º prémio dos “Produtos”; a do Grande Prémio Nacional; a do Prémio de El-Rei e a do Prémio de Consolação.
São inúmeros os aspetos críticos presentes neste episódio e que nos alertam para o deplorável estado em que a nossa sociedade se encontrava na segunda metade do séc. XIX.
Para além de criticar a tentativafrustrada de igualar Lisboa às capitais europeias, sobretudo Paris, e o cosmopolitismo fingido da sociedade, Eça possibilita neste episódio o novo contacto de Carlos com a alta sociedade lisboeta, incluindo o próprio rei e uma visão panorâmica dessa sociedade (masculina e feminina) sob o olhar crítico de Carlos, sendo que Carlos apenas assiste às corridas de cavalos para encontrar aquela figura femininaque vira à entrada do Hotel Central.


Resumo do episódio

O capítulo X começa com o fim do encontro de Carlos com Gouvarinho no coupé de Carlos e este revela que já se sente farto da Condessa: “E nessa tarde, como não havia ainda outro esconderijo, tinham abrigado os seus amores dentro daquela tipóia de praça. Mas Carlos vinha de lá enervado, amolecido, sentindo já na alma os primeirosbocejos da saciedade. Havia três semanas apenas que aqueles braços perfumados de verbena se tinham atirado ao seu pescoço – e agora, pelo passeio de S.Pedro de Alcântara, sob o ligeiro chuvisco que batia as folhagens da alameda, ele ia pensando como se poderia desembaraçar da sua tenacidade, do seu ardor, do seu peso…”.
Mais tarde, Carlos encontra o marquês, na rua de S.Roque. Durante aconversa, Carlos apercebe-se que a corrida foi antecipada para o próximo Domingo a pedido de Clifford, um grande sportman de Córdoba que levaria dois cavalos. Maia fica contente pois daí a cinco dias iria, finalmente, conhecer Maria Eduarda.
Carlos confidencia ao marquês que Ega está a escrever uma comédia em cinco atos, o Lodaçal, para se vingar de Lisboa. Enquanto conversavam, Carlos avistaRosiclier na companhia da sua mãe e cumprimenta-as, ficando bastante perturbado com a beleza de Maria Eduarda: “Carlos olhou, casualmente; e viu, debruçado à portinhola, um rosto de criança, de uma brancura adorável, sorrindo-lhe, com um belo sorriso que lhe punha duas covinhas na face. Reconheceu-a logo. Era Rosa, era Rosicler: e ela...
tracking img