A contrução das politicas socias no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
odair josé pimentel da silva

A CONSTRUÇÃODAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL


Barreiras
2010

odair josé pimentel da silva

A CONSTRUÇÃODAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaInterdisciplinar quarto semestre.

Orientadores: Professores(a) Clarice da Luz Kernkemp – Daniela Sikorski – Maria Lucimar Pereira – Paulo Sérgio Aragão.

Barreiras
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENCIA 9

INTRODUÇÃO
O Serviço Social segue regras e leis como também uma política doutrinária, ou seja, as exigências de um profissional de nívelsuperior que obtém a essa formação e que possui registro profissional no conselho de classe da profissão. Tendo como objeto as intervenções e as expressões da “questão social”. Enquanto que, o Assistente Social é um eterno pesquisador. Ele pesquisa, observa e analisa a estrutura da sociedade, sua história e seus diversos aspectos para então auxiliar na melhoria da qualidade de vida de cada individuoe do coletivo.
O assistente social recebe ampla formação em ciências humanas, que é o suporte das disciplinas específicas, como administração, fundamento teórico e metodológico, história, pesquisa em serviço social e política social. Em uma comunidade o Assistente Social pode atuar incentivando os moradores, com sua força de expressão e capacidade de expansão na sociedade tanto local comoregional e ate mesmo nacional, para usar melhor seus recursos e garantir a atributo de avanço, conscientizando e satisfazendo as suas necessidades usando sempre o melhor, ou expandindo, seus próprios recursos.

desenvolvimento
O serviço social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio-histórico, possuem característicascomplexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional. Neste texto pretendemos apreender como uma profissão que surge no seio da Igreja Católica, que teve sua base teórica os conceitos morais, confessional do Neotomismo, em meio a uma conjunturasócio-histórica e contexto institucional, tem hoje em sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx.
Para entender todo esse processo de renovação crítica do serviço social se faz necessário pontuarmos a denuncia do conservadorismo profissional, iniciada ainda na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influencia do movimento de reconceituação do serviçosocial Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina.
O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estadovarguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.
O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252. O Serviço Social também experimentou novas influências: A partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projetoprofissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos (cf., dentre outros, Iamamoto e Carvalho, 1995; Netto, 1996; Pereira, 2008).
De acordo com a lei 8662/93, que regulamenta a profissão de Serviço Social, em seu artigo 4º, constituem competências do assistente social: elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da...
tracking img