A contribuicao das microfinancas para o financiamento de novos empreendimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DAS MICROFINANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO NAS ZONAS RURAIS: CASO DO DISTRITO DE XAI-XAI

Mateus Alberto Manjate

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto
Projecto de Pesquisa

Março de 2013

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO
Um dos problemas mais difíceis no processo de criação de novos empreendimentos é obter financiamento.Para o empreendedor, o financiamento disponível precisa ser considerado a partir da perspectiva de dívida versus capital próprio, cujo o último na maioria dos casos tem sido insuficiente para satisfazer as necessidades com o capital de giro e despesas correntes.
Devido às diferenças socioeconómicas existentes na população moçambicana, a necessidade de prestar, de forma sustentável, serviçosfinanceiros eficientes e de qualidade às populações carenciadas constitui, mais do que um objectivo social, um imperativo económico, motivado pela perspectiva de em algum dia se ter uma vida melhor, com estabilidade de emprego e pela redução do ciclo de pobreza no nosso país. O fluxo de fundos financeiros se observa de uma forma desigual entre os demandantes de capital que pretendem financiar seusprojectos ou ideias de negócios, quer sejam de criação de emprego, quer sejam de geração de rendimento.
A garantia física constitui uma das condições primordiais exigidas para que um indivíduo possa ter acesso ao financiamento em uma Instituição Financeira, independentemente da viabilidade económico-financeira e da sustentabilidade que a ideia do negócio apresenta. Assim sendo, um indivíduo dotado deconhecimentos, sempre tende a criar mecanismos para desenvolver actividades produtivas, partindo de oportunidades que este vai identificar no ambiente que lhe rodeia. Ora, tendo a oportunidade de negócio já identificada, o passo seguinte seria o planeamento estratégico do negócio (Plano de Negócio) e a devida exploração, facto este que se revela na maioria das vezes inalcançável devido a falta deacompanhamento na busca de financiamento. Na tentativa de se suprir esta deficiência que se observa no sistema de financiamento às populações carenciadas, surgem mecanismos especializados para lidarem directamente com populações que, pela sua situação económico-financeira não tem “portas abertas” nos bancos comerciais para captação de fundos que permitiriam a criação de pequenos negócios para ageração de rendimentos, promoção do emprego, melhoria de condições de vida das famílias, redução da pobreza e consequentemente o desenvolvimento da economia nacional.
O desenvolvimento das Microfinanças é uma das mais promissoras estratégias de combate à pobreza na actualidade. Embora não haja uma definição cabal sobre este conceito, microfinanças tende a ser entendida na literatura como ofinanciamento de projectos para pessoas que usualmente não teriam acesso ao mercado de crédito formal.
No presente trabalho, o termo Microfinanças refere-se à prestação de serviços financeiros envolvendo montantes unitários reduzidos a entidades, individuais ou colectivas, formais e informais, de baixo rendimento, que por essa razão estão excluídas do sistema bancário tradicional. Sendo que os serviçosmicrofinanceiros são vários, o serviço de microcédito é que será o mais abordado, de modo a alcançar os objectivos traçados em torno do estudo de financiamento aos novos empreendimentos.
Perante esta situação apresentada acima, importa analisar o impacto do crédito concedido pelas Instituições de Microfinanças (IMFs) no desenvolvimento de actividades económicas para erradicar a pobreza e desenvolvera economia distrital, aos empreendedores do distrito de Chibuto, assim como a sua importância no melhoramento do estilo de vida das famílias carenciadas.
Palavras-chave: empreendedorismo; financiamento; microfinanças

Problematização
Partindo de uma análise feita em torno dos requisitos exigidos pelos bancos comerciais para o financiamento de pequenos negócios surge uma necessidade de analisar o...
tracking img