A contribuição social dos catadores de lixo para a diminuição do impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DOS CATADORES DE LIXO PARA A DIMINUIÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

Trabalho de Graduação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial.

São Paulo
2011

IntroduçãoA sociedade capitalista em que vivemos apela para um consumo desenfreado e um rápido descarte. Com isso ela passa a valorizar a chamada “cultura do reaproveitamento”. Comprar, descartar e reciclarsão necessidades para a expansão do capital.
São poucos os cidadãos que reaproveitam o lixo, o Brasil está em primeiro lugar no Ranking dos países que mais reciclam latas de alumínio segundo orelatório feito pela Associação Brasileira do Alumínio - Abal e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, porém não realiza a alta reciclagem de materiais como lata de ferro,vidros e pneus.
O Catador é um sujeito, que tira desse lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva; seja caçando recicláveis pelas ruas e lixões. Eles trabalham para que o nossomeio fique livre da poluição visual, de enchentes e doenças como a leptospirose e outras, ou seja, são os fiscais do meio ambiente e um dos poucos que poupam a Natureza, mesmo que inconscientemente.Os Catadores de lixo, buscam essa profissão como uma alternativa de trabalho que garanta a sobrevivência de vários indivíduos que trabalham de forma não tradicional, ao contrario da maioria dapopulação, que trabalham de acordo com a sociedade capitalista, o trabalho de coleta só é possível porque esta mesma população produz o lixo e precisa que o mesmo seja coletado.
Sendo assim, é precisomuito mais do que práticas alternativas. São necessárias mudanças de pensamento, de consciência, de cultura, mudanças sociais para que possamos recriar nossos costumes e hábitos em prol da existência davida humana, fora deste sistema que faz escravizar as pessoas que nele se incluem e marginalizar os que não se enquadram em seus padrões.
Com o projeto, esperamos compreender as relações que...
tracking img