A contribuição, enquanto educação, do projeto kung fu nas escolas de ibiporã

Páginas: 9 (2071 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
 Universidade

Estadual de Londrina

Marcelo Pinheiro

PROJETO DE PESQUISA:
A Contribuição, enquanto educação, do Projeto Kung Fu nas escolas de Ibiporã

LONDRINA
2010

Marcelo Pinheiro

PROJETO DE PESQUISA:
A Contribuição, enquanto educação, do Projeto Kung Fu nas escolas de Ibiporã

Trabalho apresentado àdisciplina 7ADM 022- Consultoria em Organizações II – do curso de Educação Física – da Universidade Estadual de Londrina.

Professor: Nilton

LONDRINA
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMA 3
1.2 JUSTIFICATIVA 3
1.3 VIABILIDADE 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
1.5HIPÓTESES 4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3 METODOLOGIA 7
3.1 PARTICIPANTES 7
3.2 PROCEDIMENTOS DE COLETA 7
3.3 PROCEDIMENTO DE ANÁLISE 8

4 CONTRIBUIÇÕES 9

5 CRONOGRAMA 10

REFERÊNCIAS 11

ANEXOS 12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho docente é algo complexo, que muitas vezes se reflete como algo subjetivo. Para se lecionar de forma responsável é exigido do professor, enquantoeducador, que este entenda o contexto social do ambiente que irá lecionar os valores que estão em evidência naquele meio, as limitações dos educandos e os níveis de conhecimento que estes se encontram. O docente deve ter uma compreensão mais ampla de seus alunos, tentando vê-los em seus aspectos bio-psico-social.
A compreensão das esferas citadas é fundamental ao trabalho docente, porém um dosmaiores problemas enfrentados pelos professores são a falta de disciplina, atenção, respeito ao próximo e o trabalho em grupo.
O Kung Fu, sendo uma arte milenar, tem uma filosofia sólida que prega que o grupo é muito mais importante que o indivíduo, que o seu maior inimigo é você mesmo. O Kung Fu trabalha de forma intensa as questões de ética e moral, além de contribuir para a aptidãofísica e a qualidade de vida. Tendo em vista que em Ibiporã é desenvolvido um projeto de Kung Fu nas escolas, em horas alternativas, como aulas extras curriculares, surge o seguinte questionamento, os participantes deste projeto de Kung Fu conhecem os ensinamentos éticos, morais e filosóficos desta arte, se os participantes conhecem, eles conseguem aplicar estes ensinamentos em seu dia-dia e porúltimo, qual a contribuição que o projeto de Kung Fu, enquanto educação oferece para as escolas de Ibiporã.

1. PROBLEMA

O Projeto de Kung Fu desenvolvido nas escolas de Ibiporã é lecionado de forma educativa, priorizando as questões de éticas e moral, na qual esta arte esta fundamentada.

1.2 JUSTIFICATIVA

Averiguar, através do projeto de pesquisa, o quão importante são asaulas de Kung Fu, nas escolas de Ibiporã, para a formação do educando.
Obter, por meio do projeto, subsídios que identifiquem se o projeto de Kung Fu esta sendo desenvolvido de forma educativa, na qual almeja os PCNs.
                                         
1.3 VIABILIDADE

            Desenvolver este projeto se torna viável, pois a aula de Kung Fu, nas escolas de Ibiporãvem sendo desenvolvidas há dois anos, o que mostra ser trabalho consistente e sério, o custo será apenas com os questionários que serão aplicados aos educandos e ao professor. Ibiporã é a cidade na qual eu moro, sendo assim não será gasto dinheiro com passagens ou gasolina.

1.4 OBJETIVOS

1.4.4 Objetivo Geral

Analisar como se da o processo das aulas de Kung Fu, buscando compreender,através dos educandos, qual significado e a contribuição, enquanto educação, esta arte proporciona aos mesmos.

1.4.5 Objetivos Específicos

Comparar através de dois questionários, um destinado ao professor e outro ao educando, se o fator primordial, a educação, está sendo alcançada através das aulas de Kung Fu nas escolas.

1.5 HIPÓTESES

            Levantamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Kung-fu na educação física escolar
  • Kung Fu
  • Kung Fu
  • kung fu
  • Kung Fu
  • Kung Fu
  • KUNG FU
  • Kung fu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!