A contribuição dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA FORMAÇÃO DE VALORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Cleide Maria Mantovani¹
Cleidiane Virgilino Pereira Sousa
Josiana Ribeiro Pereira
Profº MsC. Gilmar Dias²
Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia
cleidianevs1981@hotmail.com
cleidemantovani2010@hotmail.com
josianarp@hotmail.com
pfgilmardias@terra.com.br
RESUMO
Esse artigo trata daimportância dos jogos e das brincadeiras, no Ensino Fundamental como forma de expressão corporal e cultural no ambiente escolar. Aborda situações no processo ensino-aprendizagem, enfatizando a relação professor-aluno, a afetividade como ponto de partida. Identifica, portanto, o professor como facilitador do desenvolvimento das inúmeras competências e habilidades que contribuem na formação devalores. Apresenta também, a necessidades de condições propicias para a criança explorar o ambiente, interagindo com ele e, que consiga resolver situações problemas, conquistando a autonomia. Evidencia que uma vez entendido o papel relevante dos jogos matemáticos e brincadeiras, o professor encontrará espaço para compreender melhor a criança como ser ativo criador, construtor de seu próprioconhecimento. Acarretando, com isso a formação de cidadão mais participativo, capacitado a solucionar os problemas que possam surgir no decorrer da vida. Esse artigo, assim tende a tratar o jogo como recurso metodológico que contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem; Recursos metodológicos; Jogos; Formação de valores.___________________________________________
¹ Aluna do 7º período de pedagogia da FAEL
² Professor orientador do curso de Pedagogia FAEL
INTRODUÇÃO

A escola utiliza bem pouco, os jogos lúdicos porque o modelo tradicional de ensino enfatiza de forma mais abrangente os conteúdos que os esquemas de aprendizagem construtivos com brinquedos e brincadeiras na organização pedagógica do tempo e do espaço escolar. Na visãotradicional o jogo na educação de crianças tem uma conotação negativa, por ser entendida apenas como atividade recreativa. A investigação em educação matemática tem mostrado que, a nível nacional, as práticas de ensino da matemática no ensino fundamental continuam a ser dominados por uma visão tradicionalista.
A matemática é uma disciplina que apresenta uma intima relação com os jogos lúdicos.O professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem tem uma função essencialmente importante na realização das múltiplas atividades empíricas, favorecendo assim o desenvolvimento lógico-matemático.
Os jogos aumentam a capacidade de fruição e criação das alegrias culturais, podendo recriar cotidianamente a realidade na escola.
Esse artigo tenta identificar de maneira sucinta as formas deinserção dos jogos lúdicos como recurso pedagógico para a aprendizagem da matemática, mostrar como o educando consegue construir modelos práticos ou experiências matemáticas e a contribuição do jogo para a formação de valores no Ensino Fundamental. Pretende-se analisar tais recursos numa perspectiva construtivista co-relacionando aos conteúdos de forma teórico-prática.
Esse trabalhoproblematiza as dificuldades de aprendizagem dos educandos ao se tratar do desenvolvimento do raciocínio lógico matemático já que poucos educadores se arriscam a trabalhar pedagogicamente com os jogos lúdicos no ensino da matemática, pois desconhecem as formas de correlacionar conteúdos as ações necessárias.
A realização desse artigo justifica-se com a hipótese de que os jogos lúdicos podem favoreceras singularidades entre as crianças de diferentes idades em suas diversidades de hábitos, costumes, valores, crenças e etnias ampliando suas experiências de socialização. Nessa perspectiva, os jogos lúdicos e a mediação do professor poderão propiciar espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus...
tracking img