A CONTRIBUIÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE





INTRODUÇAO



A escolha de uma profissão se traduz na realização de um projeto social e coletivo, pois toda profissão tem umautilidade social. Para intervir junto à sociedade o/a assistente social precisa conhecer a realidade na qual esta inserida, visto que, é nela que está presente o processo social, sobre o qual a profissãointervém. E através de uma práxis transtornadora contribuir para a emancipação dos usuários do serviço social. Conhecer a realidade social, quer dizer, conhecer também o espaço de atuação profissional,isto é, o cotidiano das instituições, que se constitui como espaço de trabalho do/a assistente social.
O Serviço Social tem sua peculiaridade e especificidade, busca compreender a realidade, a partirde cada momento histórico é por isso que a profissão tem um papel fundamental na sociedade, pois atua nas diversas expressões da questão social, ao interferir na qualidade de vida da população, emdiferentes áreas (crianças, adolescentes, idoso, saúde, educação, habitação etc.) por meio das políticas publicas sociais. A atuação do assistente social, com base no projeto ético-político tem umcompromisso com a classe trabalhadora que não tem acesso aos bens, serviços e riquezas socialmente produzidas. E tem como objetivo viabilizar os direitos dos usuários, assegurados por lei.


ACONTRIBUIÇAO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE

É na vida cotidiana que se concretiza a práxis profissional do assistente social, que intervém na realidade social, e é um mediador, entre população usuária eo Estado. A mediação é a categoria utilizada pelo assistente social para decifrar as demandas institucionais que lhe são impostas no cotidiano da sua vida profissional. As demandas sociais aparecem deforma singular despida de qualquer mediação, é o fato em si, tal qual se apresenta. O assistente social a partir de uma reflexão teórica, por intervenção da mediação, ultrapassa a singularidade... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). A contribuição do/a assistente social na sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-Do-a-Assistente-Social-Na/360971.html

MLA

"A contribuição do/a assistente social na sociedade" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-Do-a-Assistente-Social-Na/360971.html>.

MLA 7

"A contribuição do/a assistente social na sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-Do-a-Assistente-Social-Na/360971.html>.

CHICAGO

"A contribuição do/a assistente social na sociedade." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-Do-a-Assistente-Social-Na/360971.html.