A contribuição do transporte maritímo para integração do estado com o comércio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICE – ENSINO SUPERIOR
FCHFOR – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE MARITÍMO PARA INTEGRAÇÃO DO ESTADO COM O COMÉRCIO EXTERIOR

ADRIANA DO NASCIMENTO FEITOSA

ADRIANA DO NASCIMENTO FEITOSA

A CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE MARITÍMO PARA INTEGRAÇÃO DO ESTADO COM O COMÉRCIO EXTERIOR

Monografia apresentada à UNICE - EnsinoSuperior, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação do Prof. Bruno.

Monografia apresentada como requisito necessário para conclusão do grau em Bacharel em Administração. A citação de qualquer trecho desta monografia é permitida desde que em conformidade com as normas da ética científica.

Adriana do Nascimento Feitosa

Monografia apresentadaem: _____/______/______

Orientador Prof. Esp. Bruno

1º Examinadora Profª. Dra. Terezinha de Jesus Afonso Tartuce

2ª Examinadora Profa. Me. ???

Coordenadora do Curso Profª. Me. ???

Agradeço

A Deus.

À minha família que vem me apoiando e encorajando na conclusão deste trabalho.

RESUMO

A cada ano que passa o Estado do Ceará aumenta sua participação no comércio exteriorbrasileiro, principalmente no ramo de frutas, confecções, calçados, derivados da carnaúba e artigos em couro. Um dos motivos deste incremento foi a abertura do Porto do Pecém, bem como as melhorias implementadas no Porto do Mucuripe. O desenvolvimento da pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção dos empresários que utilizam o transporte marítimo em suas exportações, sobre os benefíciosalcançados. Fundamenta-se em um estudo bibliográfico e de campo, empreendendo uma análise descritiva e exploratória de dados primários e secundários cujo principal instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado. O comércio internacional brasileiro é abordado por meio de uma caracterização de sua inserção no mercado das exportações e importações, como isso foi iniciado eincrementado com o passar dos anos. O sistema portuário cearense é analisado a partir dos portos do Mucuripe e do Pecém, descrevendo suas características e as exportações e importações cearenses, haja vista serem os principais canais de entrada e saída de mercadorias do Estado. O transporte marítimo internacional do Estado do Ceará é estudado em seus principais modais e, notadamente, no modal marítimo, focodo trabalho.

Palavras-chave: Comércio internacional. Transporte marítimo. Porto do Pecém. Porto do Mucuripe.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 08

CAPÍTULO I. COMÉRCIO INTERNACIONAL 10
1.1 O COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL 16
1.1.1 A inserção internacional brasileira 17

CAPÍTULO II. O SISTEMA PORTUÁRIO CEARENSE 23
2.1 OS PORTOS DO ESTADO DO CEARÁ 27
2.2 PORTO DO MUCURIPE 29
2.3 PORTODO PECÉM 32

BIBLIOGRAFIA 36

FONTES 37

ANEXOS 38

INTRODUÇÃO

A partir de meados da década de 1990, o Brasil assumiu uma posição importante no comércio internacional mundial, seja pela nova política econômica de abertura comercial, pela melhoria das relações com outros países e pela melhoria do funcionamento dos portos.

É preciso reconhecer a importância do transporte dotransporte marítimo na promoção da integração do Estado com o comércio, de modo a reduzir custos, garantir a entrega dos produtos com o preço justo e ao tempo certo.

Por meio da participação no comércio exterior, os empresários podem obter diferentes vantagens em termos de lucratividade e competitiva. Uma destas formas de melhorar sua inserção no comércio exterior é a correta escolha do meio detransporte a ser utilizado.

Para esta monografia a problemática do estudo é Qual a contribuição do transporte marítimo para integração do Estado com o comércio internacional?

A hipótese da monografia é que o transporte marítimo contribui na integração do Estado com o Comércio Internacional à medida que promove uma melhor inserção dos produtos em outros países com um custo menor e com tempo...
tracking img