A contribuição do pronaf para o desenvolvimento da agricultura familiar no brasil de 200 a 2004.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

A CONTRIBUIÇÃO DO PRONAF PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL DE 200 A 2004.

ANDRÉIA FERNANDES DO NASCIMENTO

MOSSORÓ-RN

15 DE AGOSTO DE 2005.
A CONTRIBUIÇÃO DO PRONAF PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL DE 200 A 2004.

A literatura sobre desenvolvimentoeconômico considera que a agricultura tem, basicamente, cinco funções importantes no processo de desenvolvimento econômico, as quais são:

• Fornecer alimentos para a população total;
• Fornecer capital para a expansão do setor não agrícola;
• Fornecer mão-de-obra para o crescimento e diversificação de atividades na economia;
• Fornecer divisas para a compra de insumos e bensde capitais necessários ao desenvolvimento de atividades econômicas;
• Construir-se em mercado consumidor para os produtos do setor não agrícola.

A essas funções pode-se acrescentar, no caso do Brasil, a importância da agropecuária em fornecer matéria-prima necessária ao processo de desenvolvimento industrial.
À medida que cresce a população de um país, passa a ser função básica daagricultura a provisão de alimentos às populações rural e urbana. Os alimentos constituem-se em bem-salário e alta de seus preços implica aumento dos salários. Isso causa o aumento dos custos de produção e a redução dos lucros, o que diminui o ritmo de desenvolvimento econômico.
Existem dois tipos de instrumentos de política econômica: os genéricos e os específicos para certos setores. Osinstrumentos genéricos são aqueles elaborados para toda a economia e, assim, impactam o desempenho de todos os setores da economia. Certas combinações desses instrumentos podem gerar políticas específicas para um setor de atividade econômica, com o setor agrícola. Surgem, assim, os instrumentos específicos de política econômica, que possuem certas especificidades, de modo a ofertas diretamente o desempenhode certo setor, como o agrícola.
São exemplos de instrumentos específicos de política econômica para a agricultura: política de crédito rural, política de preços mínimos, política de seguro rural, política de pesquisa e extensão agropecuária, política específica para certos produtos (caso do café, cana-de-açúcar e trigo) e insumos, e política de regulamentação do uso de recursos florestais.Instrumentos de política econômica específicos para a agricultura

A agricultura apresenta condições de produção que implicam maiores riscos do que a produção industrial. Existem os riscos de preços, advindos de se tomar a decisão de iniciar a produção agrícola bem antes do período de vendas. Assim, o agricultor não sabe a que preço venderá o produto a ser elaborado. Os agricultores tambémenfrentam o risco advindo das condições climáticas, as quais indefinem a produtividade a ser alcançada. Para compensar esses riscos, certas políticas são criadas para estimular a agropecuária. Além disso, certos governos podem interessar-se em dar um apoio diferenciado a seu setor agropecuário devido a questões estratégicas e de interesse nacional.
Nesse sentido, os instrumentos genéricos depolíticas econômicas podem ser modificados ou combinados, de modo a gerar novos instrumentos de estímulo ou regulação específica para a agropecuária. os instrumentos de política econômica específicos para a agropecuária são; a política de crédito rural, a política de preços mínimos, a política de seguro agrícola, a política de pesquisa e extensão agropecuária, política específicas para certos produtos(caso do café, cana-de-açúcar e trigo) e insumos e a política de regulamentação do uso de recursos florestais.

Política de Crédito Rural

Trata-se de um mecanismo de concessão de crédito à agropecuária a taxas de juros e condições de pagamentos diferentes das vigentes no mercado livre (e determinadas pela política monetária).

Origem do Crédito Rural no Brasil
O Sistema Nacional de...
tracking img