A contribuição das religiões para a sociedade brasileira.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DAS RELIGIÕES PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

Vanderlei Brandão Alexandre

Prof. Fábio Roberto Tavares

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Teologia (TEO 0101) – Movimentos Religiosos Contemporâneos
03/06/2009

RESUMO

Podemos afirmar que nos dias atuais uma grande parte dos movimentos religiosos pode ser compreendida como resultado da fragmentação deoutros grupos religiosos das grandes religiões históricas. Isto ocorre por vários fatores dentre os quais podemos destacar as divergências de pensamentos e interpretações da Bíblia. Neste trabalho vamos falar sobre as contribuições proporcionadas pela diversidade de religiões para com a sociedade brasileira.

Palavras-chave: Religião; Doutrinas; Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

No Brasildevemos destacar que a colonização realizada por Portugal influenciou diretamente no modo de vida da sociedade indígena (que já habitava aqui e tinham suas crenças, seus deuses) através dos jesuítas, catequizando os índios. Com o domínio das terras brasileiras os portugueses trouxeram os negros de diversas tribos com diferentes crenças para exercerem uma escravidão em prol da economia da época.Após a abolição dos escravos o sistema econômico brasileiro abriu as portas para os imigrantes que vieram de diferentes países europeus com o intuito de trabalhar nas plantações de café, e também tinham suas religiões. Quando o Brasil se tornou independente da coroa portuguesa, ficaram os povos com suas diferentes crenças para formar a sociedade brasileira que conhecemos hoje.
A religiãopode influenciar efetivamente o nível de da organização política e econômica, e no Brasil não foi diferente, pois, a modernidade trouxe a sociedade ais opções de religiões e isto com certeza favoreceu as divisões, conforme afirmação de Carlos Steil:

[...] No entanto se compreendermos a religião como formas de crenças e espiritualidades presente na sociedade contemporânea como umaforça que seduz e engaja os indivíduos em rituais massivos e práticas cotidianas. Enfim, a modernidade fragmentou o campo religioso e fez emergir uma diversidade de religiões dentro de um novo ordenamento e configuração do religioso.

2 CONTRIBUIÇÃO POLÍTICA

No Brasil, existe uma grande tolerância e admissão de novas formas de vivenciar as religiosidade. Já analisamos isto, quandofalamos sobre a formação da sociedade brasileira com as diferentes crenças reunidas através dos povos que vivenciaram o período colonial. Mas esta posição do Brasil como uma nação que preza pela liberdade de expressão da fé do sue povo, proporciona uma nova cultura de auto-ajuda e de iniciativa.
Vale ressaltar a fala de Roberto Unger[1]
jo eixo é a razão.
Osdescobrimentos até agora feitos de tal modo são que quase só se apóiam nas nações vulgares. Para que se penetre nos estratos mais profundos da natureza, é necessário que tanto as nações quanto os axiomas sejam abstraídos das coisas por um método mais adequado e seguro, e que o trabalho do intelecto se torne melhor [...] na nova visão de mundo, que veio a substituir a medieval, o homem, no seu sentido maisgenérico, era a preocupação central. As relações Deus-homem, que eram enfatizadas pelo teocêntrismo medieval, foram substituídas pelas relações homem e a natureza. Isto significava, com relação ao conhecimento, a valorização da capacidade do homem conhecer e transformar a realidade.
De acordo com Urbaneski (2008, p. 19), “Deus era a medida de todas as coisas. E para manter a visão do mundomedieval, foram muito importantes os escritos de pensadores como Santo Agostinho (século IV), Santo Anselmo (século XI) e Santo Tomás de Aquino (século XIII), entre outros.” Isto demonstra o quanto esses homens se dedicaram para declarar e provar que sem Deus o homem não seria um ser completo.

3 CONCEPÇÕES DE DEUS NO ILUMINISMO

O iluminismo segundo Urbaneski (2008, p. 71) “foi um...
tracking img