A contribuição da filosofia de santo agostinho para a educação

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO PARA A EDUCAÇÃO

Ronaldo Pinheiro da Silva

Itapeva - São Paulo – Brasil
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO PARA A EDUCAÇÃO

Autor:Ronaldo Pinheiro da Silva
Orientador: Prof. MSc. Paulo Sergio de Oliveira Melo

“Trabalho apresentado a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva como parte das Obrigações para a obtenção do título de Pedagogo”.

Fevereiro / 2011 Itapeva-SP

“Ohomem só tem acesso ao conhecimento quando iluminado por DEUS”
(Santo Agostinho)

Dedico esse trabalho a todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para essa vitória, particularmente a uma pessoa que ajudou incansavelmente na minha educação e durante a minha graduação.
Minha avó ERMELINA PINHEIRO DA SILVA, (em memória) e digo que aquilo que sonhamos juntos hoje se realiza,descanse em paz minha querida.
AGRADECIMENTOS

Primeiramente a DEUS todo poderoso criador do mundo e fonte de toda vida, principal responsável por nossos dons, capacidade de pensar e agir perante a sociedade.
Meus pais JOSÉ PINHEIRO DA SILVA E NILZA DA SILVA (em memória), que sempre me deram amor, me ensinaram o valor da vida através de suas experiências durante nossa criação, a humildade,simplicidade e honestidade sempre fizeram parte da minha família.
Tudo que sou hoje devo a eles, minha educação, valores e o respeito ao próximo, isso que me impulsionou a profissionalização e almejar essa conquista para contribuir com a Educação Brasileira.
É preciso mencionar a grande ajuda dos professores: PAULO SERGIO E VALDA CERQUEIRA, que não mediram esforços para eu levantar a cabeça sacudir apoeira e recomeçar, direcionaram os argumentos e conceitos apresentados na pesquisa presente. Muito OBRIGADO
Também a duas pessoas que são exemplos de família cristã, me fortaleceram com suas orações nos momentos mais difícil da minha vida, ANGELO APARECIDO DE ANDRADE E ROSA MARIA DE ARAUJO ANDRADE.
Aos meus irmãos, RODRIGO PINHEIRO DA SILVA E ROGERIO PINHEIRO DA SILVA, tenho orgulho de partilhamosda mesma educação provindo de nossos pais, por isso tenho a grande virtude de ser irmão de vocês.
Meu amigo EMERSON WILLIAN que também teve sua contribuição na construção dessa pesquisa.





SUMÁRIO
Páginas
1.INTRODUÇÃO 09

2. SANTO AGOSTINHO: VIDA, OBRA E EDUCAÇÃO 11

2.1 Catecismo como método de ensino 13

2.2 A religiosidade no processo de ensino e aprendizagem 15

2.3 Santo agostinho e a educação 17

2.4 A relação do homem aos métodos de aprendizagem 20

3. MATERIAIS E MÉTODOS 24

4. RESULTADOS EDISCUSSÃO 25

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 29

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO PARA A EDUCAÇÃO

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com foco nos pensamentos de Santo Agostinho, destacando sua contribuição e importância para a educação atual, pois seus pensamentos filosóficos podem influenciar diretamente a vida escolar nos diasde hoje, como o amor ao próximo, costumes e valores. Embora tenhamos um ensino laico, acreditamos que os valores religiosos contribuem na vivência escolar e na sociedade, uma vez que muitos cultuam o materialismo, assim, o papel da filosofia agostiniana nos traz a reflexão de que as instituições educacionais devem humanizar e formar o homem acima de tudo. Santo Agostinho destaca a palavra como...
tracking img