A contribuição da educação infantil para a formação do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 55 (13528 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O presente TCC tem como tema “A contribuição da educação infantil para a formação do homem”, tendo por objetivo geral fazer uma breve analise da contribuição da educação infantil para a formação do homem. Para isso, inicialmente fez-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de melhor conhecer a educação infantil. A escolha do tema se deu em parte pelas discussões no âmbitoeducacional do valor da educação infantil na formação do individuo. É imprescindível se observar a educação infantil como fonte de estimulação precoce das crianças e contribui muito para o seu aprendizado no futuro, inclusive suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. Portanto, além da estimulação precoce outra concepção a ser utilizada é o desenvolvimento da autonomia,considerando no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive.
O diagnóstico desses possíveis motivos que levam a esta realidade é importante para que se possa contribuir de forma significativa na formação do homem, oportunizando aos docentes e discentes que contribuíram para a pesquisa, assim como a todos osprofissionais envolvidos no ato de educar uma prática, desde da fase da educação infantil observada infelizmente por alguns profissionais como parte desnecessária para o estudo e formação do homem. Para tanto, fez-se uma abordagem de métodos que possam ser relevantes para o processo de educação.
O trabalho encontra-se dividido em seis partes além da introdutória: A primeira parte Breve histórico geral daeducação infantil, a segunda é um Breve histórico da educação infantil no Brasil onde será abordada a definição de educação infantil segundo vertentes atuais, as contribuições de teóricos renomados no âmbito da educação infantil. Já a segunda parte na revisão bibliográfica enfocam-se tópicos referentes à Concepção Teórica sobre o Processo da educação Infantil dando destaque aos teóricos, mostrandoque há necessidade de uma prática pedagógica reflexiva que coloca o professor e o aluno em posição construção de conhecimento nos pequenos gestos, contos e brincadeiras. A importância da interação da família na escola, assim como da sociedade, propiciando às crianças uma melhor formação.
Espera-se que este trabalho possa servir também de apoio para outras pesquisas, assim como de aprendizagemneste estabelecimento de ensino, e que os docentes possam refletir os seus conhecimentos teóricos sobre suas práticas como pressuposto básico para a formação de homens e mulheres.






















2. BREVE HISTÓRICO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Idade Média, no qual existia o sistema feudal, a criança nesta época era vista como improdutiva, logo esta, deveria o quantoantes começar a trabalhar. Aos sete anos era colocado em outra família, para aprender os afazeres domésticos com a pratica e não ter grande apego aos seus pais.
A escola deste período histórico estava voltada a atender uma minoria clérigos, e era administrado pela Igreja na base bem severa, e dava prioridade para alunos do sexo masculino.
Com o surgimento do comercio, a Igreja começa aperder o seu poderio, surge uma classe social chamada de burguesia, que no século XVI, a crianças passam a ter dois significados: um que são incompletas e necessitam de um adulto para moralizá-la e a segunda concepção que a observa como ingênua e inocente que merecia o dengo e carinho dos adultos.
Com a Revolução Industrial, na Idade Moderna, as crianças começam a ter tratamentos diferenciadosconforme sua classe social, bem visível, as crianças sendo vistas como alguém que precisa ser cuidado, ter estudo isto incumbidos as escolas que não misturavam as crianças pobres das ricas, neste período iniciam o processo educacional a base de tortura, palmatória disciplinando para um bom aprendizado, sendo este utilizado pelas escolas e pelas famílias.
È válido enfatizar que neste período surgem...
tracking img