A contradição inerente ao contexto das políticas sociais públicas na sua vinculação orgânica com o processo de produção capitalista.

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
A CONTRADIÇÃO INERENTE AO CONTEXTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS NA SUA VINCULAÇÃO ORGÂNICA COM O PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.

Sabe-se que a política social tem por objetivos estabelecermecanismos de proteção social às pessoas que não têm condições de prover sua própria sobrevivência, além disso, busca fornecer atendimentos e serviços públicos para a garantia de serviços públicos como:saúde, educação, segurança, formação profissional, etc.
No modo capitalista de produção da vida social, a política social é uma política que vai contra a lógica do capital. Afinal, a política socialobjetiva o atendimento às necessidades básicas de vida e trabalho de indivíduos e grupos sociais sem, em suas origens, objetivar o lucro.
De acordo com os estudos realizados no decorrer dadisciplina, considera-se que a política social se origina da luta de trabalhadores na reivindicação de direitos de proteção social, para estes, e suas respectivas famílias, assim, quando não tivessem condiçõesde estar trabalhando e recebendo salários, proteção esta que incluía, dentre outros direitos, pensão por morte, atendimento à saúde e aposentadoria. A luta dos trabalhadores impõe ao capitalista oreconhecimento de direitos sociais e trabalhistas, objetivando reduzir a exploração a que era e é submetida à classe trabalhadora.
[...] apesar de sua origem de defesa dos direitos os trabalhadores,origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a política social passou a atender os interesses dos capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo. Em últimainstância, a política social da sociedade capitalista atende aos interesses dos capitalistas.
A política social é uma política do Estado capitalista de controle da classe trabalhadora e de controle dopreço da força de trabalho. É através, também, da política social que o Estado estabelece determinações legais para adequar o preço da força de trabalho às necessidades do capitalismo.
Assim, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • politicas publicas no contexto do serviço social
  • O processo global da produção capitalista
  • Crítica do texto Política Social no contexto da crise capitalista de Elaine Rossetti Behring
  • As políticas públicas e políticas sociais
  • AS POLÍTICAS SOCIAIS NO SEU CONTEXTO – HISTÓRICO
  • As políticas sociais no contexto brasileiro
  • Políticas sociais e um contexto histórico
  • processos de elaboracao de politicas publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!