A contemporaneidade do mito da caverna de platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A contemporaneidade do Mito da Caverna de Platão.

Adelcio Menezes de Sousa
Adriana dos Santos Lopes
Jislaine de Sousa Cardozo
Lucimary Ferreira da Silva

Introdução

O mito dacaverna narrado por Platão no livro VII da Republica, é uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia em qualquer tempo para descrever a situação da humanidade. Para o filósofo, todos nósestamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2.500 anos, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões.
Nessesentido, percebe-se a similaridade com a história do conhecimento cientifico. A humanidade sempre esteve mergulhada na “escuridão”, ora pelo domínio das explicações inócuas, ora pelo domínio damitologia grega e romana ou mesmo o terrorismo espiritual da Igreja, situação rompida somente muitos séculos depois com o Iluminismo, Reforma e Renascimento.

Justificativa

É inegável a complexidadeobservada no atual contexto da humanidade, sobretudo, quando a situação está relacionada com valores, princípios e moral. Esses aspectos tão importantes em outras épocas são relegados à relatividadeno mundo moderno.
Vive-se em um mundo capitalista extremamente consumista, ao ponto das pessoas se esquecerem da compaixão básica tão necessária para a consolidação do homem como ser humano de fato.A inversão de valores tem feito as pessoas rifarem aquilo que elas acreditam em termo de valores e princípios.
Ao traçarmos um paralelo entre a Alegoria da Caverna e as várias formas deconhecimento podemos concluir que quando se adquire conhecimento o indivíduo tem a oportunidade de libertar-se da sua realidade alcançando a de outros também.
Percebe-se claramente que a Caverna é o mundo comonós o vemos, muitas vezes com nossos pré-conceitos, paradigmas e dogmatismos. “Conhecemos” apenas a “nossa caverna” e achamos que tudo e o todo está contido ali. Imagine um homem de uma tribo no...
tracking img