A Contabilidade Uma Das Mais Antigas Ci Ncias Estudadas Pelo Ser Humano E Semprefoi Utilizada Como Instrumento De Aplica O Pr Tica

3636 palavras 15 páginas
A Contabilidade é uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano e semprefoi utilizada como instrumento de aplicação prática. Não surgiu de conceitosfilosóficos ou por força delegislação fiscal ou societária.
Na realidade, a contabilidade surgiu da necessidade prática dos gestores do patrimôniodas entidades, geralmente seusproprietários, naturalmente preocupados em ter um instrumento que lhes permitisse, entreoutros benefícios, conhecer e controlar os ativos (bens e direitos) e passivos(obrigações), conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ouprejuízos), obter informaçõessobre produtos e serviços mais rentáveis, fixar custos e preços dos produtospara venda ou revenda e analisar a evolução de seupatrimônio (positivo ou negativo). Por isso atualmente são elaborados diversosdemonstrativos que geralmente acompanham a publicação dos balanços patrimoniaisdas pessoas jurídicas, principalmente nos casos das sociedades anônimas decapital aberto.
Nos primórdios da contabilidade, os gestoresdas empresas ou aziendas passaram aelaborar formas rudimentares de escrituração que atendessemàs suas necessidades até chegarem aos atuais avanços tecnológicos utilizados nacontabilidade contemporânea, quando são utilizados os computadores eletrônicos.
A importância da contabilidade se verifica até no dia a dia dos cidadãos. Todotrabalhador ou aposentado, ao fazer suas contas para saber se o provento que vaireceber será suficiente para pagar suas contas, está fazendo a suacontabilidade. Por isso, é impossível que as médias, pequenas e microempresasconsigam sobreviver sem contabilidade, conforme permite a legislação em vigor.

A maior importância da Contabilidade começou, realmente, a partir do séculoXVIII com a revolução industrial, iniciada com a introdução dos famosos tearesingleses. Isto atraiu investidores e banqueiros, crescendo assim a necessidadede informações contábeis para os usuários externos. As indústrias começaram apossuir alto valor de Ativos

Relacionados