A contabilidade na organização empresarial

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO CONTABILIDADE

VINÍCIOS CURSO RUIZ

A CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Bandeirantes
2011

VINÍCIOS CURSO RUIZ

A CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Contabilidade da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Bandeirantes

2011

INTRODUÇÃO“Nascemos, vivemos e morremos em organizações” (Amitai Etzioni). Esta frase tornou-se clássica entre os estudiosos da Administração; ela nos lembra que o mundo atual, por nós criado, é inteiramente organizacional, povoado por micros, pequenas, médias e grandes organizações. Podemos definir a organização, independentemente de seu tamanho, como uma articulação ou arrumação deliberada depessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia.
O contabilista neste panorama tem crucial importância para que possa auxiliar na administração das empresas e demais organizações, levando-as ao progresso almejado, metas traças e objetivos pretendidos.

DESENVOLVIMENTO

A faculdade em que se estuda, a empresa onde se trabalha,o clube que se freqüenta nos finais de semana, o restaurante no qual almoça, a companhia aérea que o transporta para locais longínquos, todos se ajustam, como uma luva, ao conceito de organização acima proposto. Senão, vejamos:
- todos têm um propósito distinto e que normalmente é expresso em um ou mais objetivos;
- em segundo lugar, cada organização é formada por pessoas. Sãoelas que pensam, planejam as atividades e garantem a sua execução. Podemos afirmar que gente é o núcleo central e a chave do êxito de qualquer organização. Com base nessa linha de raciocínio, Peter Drucker afirma que: “as organizações são ficções legais”. O que de fato existe são pessoas;
- todas as organizações desenvolvem um tipo de estrutura, de caráter deliberado, de modo que as pessoaspossam se articular e realizar suas tarefas. Essa estrutura pode ser aberta e flexível, sem descrição precisa e clara das tarefas a ser executadas, isto é, uma simples rede de relações pouco articuladas. Ou pode seguir padrões tradicionais, como regras e regulamentos formais e claramente definidos, com cargos descritos em detalhe, com “chefes” dispostos em uma estrutura hierárquica exercendoautoridade sobre os “executores”. Não importa o tipo, se em rede ou altamente hierarquizadas, mas toda organização sempre necessita e apresentará uma estrutura;
- todas utilizam um determinado tipo de tecnologia, uma um know-how específico para desempenhar suas funções e atingir seus objetivos.
Max Weber, sociólogo alemão, desenvolveu a teoria burocrática. De acordo com Kwasnicka(1995), as características do modelo burocrático podem ser descritas como a seguir:
- nesse modelo existem normas e regras determinando as decisões e como a empresa deve ser regida, permitindo a continuidade do trabalho independentemente de quem o execute.
- enfatiza a profissionalização e a divisão do trabalho pela hierarquia dos cargos.
- ênfase na competência e no méritoindividual como critério de seleção e promoção.
A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
De uma forma bem sintetizada, pode afirmar que opatrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.
Obrigatoriamente toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico perante os órgãos governamentais. Assim, todas as pessoas jurídicas por força de lei faz parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização Empresarial
  • Organizacao Empresarial
  • Organização empresarial
  • organização empresarial
  • organização empresarial
  • Organização empresarial
  • Organização empresarial
  • Organização Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!