A contabilidade na organização empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO CONTABILIDADE

VINÍCIOS CURSO RUIZ

A CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Bandeirantes
2011

VINÍCIOS CURSO RUIZ

A CONTABILIDADE NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Contabilidade da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Bandeirantes

2011

INTRODUÇÃO“Nascemos, vivemos e morremos em organizações” (Amitai Etzioni). Esta frase tornou-se clássica entre os estudiosos da Administração; ela nos lembra que o mundo atual, por nós criado, é inteiramente organizacional, povoado por micros, pequenas, médias e grandes organizações. Podemos definir a organização, independentemente de seu tamanho, como uma articulação ou arrumação deliberada depessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia.
O contabilista neste panorama tem crucial importância para que possa auxiliar na administração das empresas e demais organizações, levando-as ao progresso almejado, metas traças e objetivos pretendidos.

DESENVOLVIMENTO

A faculdade em que se estuda, a empresa onde se trabalha,o clube que se freqüenta nos finais de semana, o restaurante no qual almoça, a companhia aérea que o transporta para locais longínquos, todos se ajustam, como uma luva, ao conceito de organização acima proposto. Senão, vejamos:
- todos têm um propósito distinto e que normalmente é expresso em um ou mais objetivos;
- em segundo lugar, cada organização é formada por pessoas. Sãoelas que pensam, planejam as atividades e garantem a sua execução. Podemos afirmar que gente é o núcleo central e a chave do êxito de qualquer organização. Com base nessa linha de raciocínio, Peter Drucker afirma que: “as organizações são ficções legais”. O que de fato existe são pessoas;
- todas as organizações desenvolvem um tipo de estrutura, de caráter deliberado, de modo que as pessoaspossam se articular e realizar suas tarefas. Essa estrutura pode ser aberta e flexível, sem descrição precisa e clara das tarefas a ser executadas, isto é, uma simples rede de relações pouco articuladas. Ou pode seguir padrões tradicionais, como regras e regulamentos formais e claramente definidos, com cargos descritos em detalhe, com “chefes” dispostos em uma estrutura hierárquica exercendoautoridade sobre os “executores”. Não importa o tipo, se em rede ou altamente hierarquizadas, mas toda organização sempre necessita e apresentará uma estrutura;
- todas utilizam um determinado tipo de tecnologia, uma um know-how específico para desempenhar suas funções e atingir seus objetivos.
Max Weber, sociólogo alemão, desenvolveu a teoria burocrática. De acordo com Kwasnicka(1995), as características do modelo burocrático podem ser descritas como a seguir:
- nesse modelo existem normas e regras determinando as decisões e como a empresa deve ser regida, permitindo a continuidade do trabalho independentemente de quem o execute.
- enfatiza a profissionalização e a divisão do trabalho pela hierarquia dos cargos.
- ênfase na competência e no méritoindividual como critério de seleção e promoção.
A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
De uma forma bem sintetizada, pode afirmar que opatrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.
Obrigatoriamente toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico perante os órgãos governamentais. Assim, todas as pessoas jurídicas por força de lei faz parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas...
tracking img